Entretenimento e Cultura

Conheça as frutas do Outono e os benefícios que elas trazem

De acordo com a profissional de nutrição Gabriela de Oliveira Rebello, existem vantagens em apreciar essas iguarias em seus períodos naturais.

O outono chegou, e com a estação, uma série de frutas gostosas que prometem deixar sua vida mais saudável. Mas será que existe benefício em consumir as frutas em suas respectivas épocas? De acordo com a profissional de nutrição Gabriela de Oliveira Rebello, existem vantagens em apreciar essas iguarias naturais em seus períodos naturais.

A nutricionista conta que além das frutas ficarem mais bonitas e com preço melhor, a estação favorece para o desenvolvimento delas, exigindo um número menor de agrotóxicos, o que acaba influenciando diretamente na qualidade do alimento. Mas isso não quer dizer que comer frutas fora de época fazem mal, na verdade elas ainda tem o mesmo benefício, mas é sempre bom dar preferência para as frutas da época, por terem um benefício mais concentrado.

Confira as principais frutas da estação outono:

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. Contém ácido fólico, que auxilia na prevenção de efeitos congênitos e potássio. Indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.

A banana é rica em fibras, beneficia a digestão, pois alivia e restaura o intestino após prisão de ventre ou diarreia e também age como antiácido. Com muito potássio, é importante para a contração dos músculos e protege contra doenças cardíacas, mantendo o equilíbrio de líquidos e evitando o acúmulo de placas nas artérias.

O Caqui é considerado um antioxidante por combater os radicais livres, sendo rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2, ele também também possui cálcio e ferro.

A Laranja Lima contém fibras, que auxiliam a diminuir problemas intestinais. Rica em vitamina C, cálcio fósforo e ferro. Melhora a imunidade e tem vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerosas. 

O Limão é rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, tem função antioxidante. Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos vasos sanguíneos. Por ser antisséptico, é usado para tratar infecções respiratórias. Ajuda no tratamento de furúnculos e abscessos, estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água. 

A maçã é rica em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente, e pectina, que se liga com toxinas e colesterol, expelindo-os do organismo. Tem vitaminas B1, B2, niacina e minerais como ferro e fósforo. Contém quercetina, que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula ainda o fígado e os rins. 

A pera é rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Útil para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e também a formação de ossos e dentes. 

A tangerina, ou mexerica como é conhecida no ES, é fonte de vitaminas A, B e C. Em menor grau, de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos. 

 

Pontos moeda