Entretenimento e Cultura

Belezas ocultas de Anchieta aguardam visitantes na Semana Santa

O município conta com aproximadamente 30 KM de extensão litorânea, recortado por enseadas, cabos, falésias e manguezais, os quais enriquecem sua paisagem, abrangendo 23 praias

Falésias da Praia de Mãe-Bá Foto: Blog É Logo Ali

O município de Anchieta é muito conhecido entre os capixabas pelo vasto potencial turístico e deve ser destino certo de turistas durante o feriado da Semana Santa. Entretanto, há paraísos secretos pouco explorados pelos próprios turistas e até mesmo pelos próprios habitantes do município.

O município conta com aproximadamente 30 KM de extensão litorânea, de configuração variada e recortado por enseadas, cabos, falésias e manguezais, os quais enriquecem sua paisagem, abrangendo 23 praias.

Praia Boca da Baleia Foto: Blog É Logo Ali

Um dos paraísos secretos é a Praia Boca da Baleia, localizada entre as famosas praias Central e Castelhanos. É uma praia tranquila com enseadas virgens e área de preservação e de desova de tartarugas. O pôr do sol de lá é um lindo cartão postal.

Seguindo a linha de praias, existem outras que são verdadeiros paraísos e pouco conhecidas, como a Praia do Balanço, Praia Marvila, Praia de Porto Velho e Praia do Tombo.

Monte do Urubu Foto: Blog É Logo Ali

Outro ponto turístico encantador é o Monte do Urubu, um dos maiores montes do município, com 332 metros de altitude, mata preservada e rica fauna e flora. O local é explorado por poucas pessoas que gostam de pedalar e caminhar em contato pleno com a natureza. O monte fica a leste do município, à margem esquerda dos rios Benevente e Salinas.

O acesso ao monte pode ser feito através de carro, bicicletas ou a pé. É um local que permite aos ecoturistas e amantes da natureza um belíssimo passeio através das caminhadas e trilhas. No ponto culminante existe uma clareira, onde se pode ter uma bela visão da natureza. 

O visual da Lagoa de Mãe-Bá é um dos melhores do Espírito Santo, de acordo com visitantes. É a segunda maior lagoa de água-doce do Estado, separada do mar por uma estreita restinga repleta de belas falésias.O local possui lindo visual para ser admirado. O turismo começou a ser explorado no local, com serviço de caiaque.

O nome "Mãe-Bá" é em homenagem à chefe da Tribo Negros-Galinhas, que habitavam a região. Esta índia, de nome Bá, era considerada mãe de todos. Em Tupi-Guarani, Mãe(essé)=Olhar, então Bá era "a que olhava por todos".

Além da lagoa, há também as Falésias da Praia de Mãe-Bá, uma praia com um visual impressionante. As falésias completam a beleza, da praia que fica a 25 km do centro de Anchieta. Também é um local pouco explorado por turistas.

Pontos moeda