Entretenimento e Cultura

Daniel Day-Lewis, premiado ator de Lincoln, se aposenta da carreira

Os fãs de Day-Lewis ainda terão a última oportunidade de ver seu talentoso trabalho, já que ele está no elenco de Phantom Thread, novo filme do diretor Paul Thomas Anderson

Redação Folha Vitória
Daniel Day-Lewis Foto: Divulgação

Um dos atores mais talentosos de sua geração, Daniel Day-Lewis comunicou que está se aposentando de sua bem-sucedida carreira no cinema. De acordo com a Variety, a porta-voz do ator, Leslee Dart, confirmou as notícias através de um comunicado oficial:

- Daniel Day-Lewis não estará mais trabalhando como ator. Ele é imensamente grato a todos os seus colaboradores e público ao longo dos muitos anos. Esta é uma decisão privada e nem ele, nem os seus representantes, farão qualquer comentário adicional sobre este assunto.

O astro foi o único a ganhar três vezes o Oscar como Melhor Ator: em 1990 por Meu Pé Esquerdo, em 2008 por Sangue Negro, e em 2012 por Lincoln. Ele ainda foi indicado na categoria por Gangues de Nova York em 2003 e Em Nome do Pai em 1994.

Os fãs de Day-Lewis ainda terão a última oportunidade de ver seu talentoso trabalho, já que ele está no elenco de Phantom Thread, novo filme do diretor Paul Thomas Anderson, que trabalhou com o ator em Sangue Negro. O longa contará os bastidores do mundo da moda em Londres nos anos 50 e deve estrear em 2018.

Apesar de Day-Lewis ser um dos queridinhos de grandes diretores, como o próprio Anderson e Martin Scorsese, ele sempre teve a fama de selecionar muito bem seus personagens, muitas vezes ficando vários anos sem aparecer em algum novo trabalho. No começo dos anos 2000, ele decidiu dar um tempo na carreira, mas foi convencido por Scorsese a voltar a atuar por em Gangues de Nova York. Em entrevista dada para a Rolling Stone em 2003, depois do sucesso do filme, Daniel Day-Lewis brincou:

- Ocasionalmente, alguém me lembra que alguns anos se passaram desde que eu atuei pela última vez e eu fico Hmmm. Sim. E daí?

Pontos moeda