Teste da pisada 3D é feito gratuitamente em lojas de Vitória e Velha

Todos sabem que para ter um melhor rendimento nos treinos de corrida é preciso praticar o esporte com um tênis adequado para cada tipo de pisada. E, para ajudar os corredores capixabas a descobrirem de que forma o pé toca o solo durante a atividade, duas lojas da World Tennis, localizadas em Vitória e Vila Velha, estão realizando, gratuitamente, o famoso “Teste da Pisada”.

Em parceria com a marca Olympikus, a rede especializada em tênis possui uma máquina chamada “Pisada 3D”, que faz uma avaliação completa da pisada do atleta e indica o produto mais adequado. Os equipamentos estão instalados nas unidades da rede do Shopping Vitória, em Vitória, e em Vila Velha, no Shopping Praia da Costa.

Fiz a minha avaliação na loja de Vitória com o atencioso vendedor William Sena. O teste é feito em menos de cinco minutos e o resultado é exibido em um monitor da máquina. Em seguida, um relatório com a imagem da pisada é enviado instantaneamente para o email do atleta.

Para realizar o teste de pisada gratuitamente, basta comparecer nas lojas durante os dias e horários de funcionamento dos shoppings.

O teste

Relatório enviado por email

A tecnologia utilizada pelo equipamento permite uma análise precisa através da construção da planta do pé em 2D e 3D, identificando os pontos de pressão na hora de caminhar. O Pisada 3D grava quatro pisadas do usuário, sendo uma com e outra sem a pressão de cada pé. As imagens são captadas por meio de uma câmera e um laser que correm sobre um trilho, mapeando as geometrias da sola do pé. Em seguida o sistema reconstrói a planta 2D do pé a partir destes registros, encontrando as regiões de maior pressão e fazendo um comparativo entre a pisada com pressão e sem pressão de cada pé.

Após esta análise, o sistema reconstrói a planta 3D, buscando todas as medidas, como tamanho do pé, largura e altura do arco. Uma imagem da reconstrução 3D de cada pé também é armazenada no sistema. Com as informações das duas plantas do pé, o sistema calcula uma série de valores para encontrar o tipo de pisada do consumidor, que pode ser: neutra, supinada ou pronada. Todo o processo leva, em média, três minutos.

O projeto Pisada 3D armazenará as informações sobre os pés dos brasileiros em um grande banco de dados permitindo a construção de uma pesquisa que vai ajudar a Olympikus no desenvolvimento de tecnologia cada vez mais avançada para criar produtos que atendam cada vez melhor corredores e atletas. São estimados um milhão de testes por ano.

Tipos de pisada

Pronação: A pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo, os joelhos e os quadris. A pronação desperdiça energia, fazendo com que seu estilo de corrida seja ineficiente e aumentando o risco de dores na canela e articulações, ou até lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado.

Neutra: A pisada neutra é o tipo ideal de pisada, pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece em posição vertical com relação ao solo. Um corredor “neutro” é geralmente mais biomecanicamente eficiente e o risco de lesões é menor.

Supinação: A supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé rola para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da pisada não são distribuídas igualmente pelo pé, que possui o arco alto e não tem sua mobilidade afetada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés, e nas costas.

Serviço:
World Tennis – Shopping Vitória
Av. Américo Buaiz, 200 – L 353/353A – 1º Piso
Tel.: (27) 3335-1769, (27) 3345-0915
HORÁRIO – SEG A SÁB: 10:00 ÀS 22:00 | DOMINGO: 15:00 ÀS 21:00

World Tennis – Shopping Praia da Costa
Av. Dr. Olívio Lira, 353 – LJ. 103 E – Piso L-1 – Vila Velha
Tel.: (27) 3320-8328 / VOIP: (11) 2626.9486
HORÁRIO – SEG A SÁB: 10:00 ÀS 22:00 | DOMINGO: 15:00 ÀS 21:00

Fontes: [Teste Pisada 3D – Revista Runner’s World] | [Tipos de pisada – Asics]

One Reply to “Teste da pisada 3D é feito gratuitamente em lojas de Vitória e Velha”

  1. haha, esse teste não está funcionando a muito tempo…
    Fui 1 vez lá e não funcionava, depois liguei 3 meses depois pra comprar um tênis, estava com problema ainda…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *