Atleta percorre 160 km e arrecada brinquedos em 24h de Desafio

(Foto: Divulgação/Facebook)

O ultramaratonista Carlos Gusmão conseguiu cumprir seu objetivo e, após correr durante 24 horas, completou o 2º Desafio Natal Solidário – 24 Horas Convento da Penha. O atleta arrecadou um bom número de brinquedos que foram entregues no mesmo dia ao Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES) e garantiu um Feliz Natal para as crianças.A doação às crianças atendidas será realizada dia 14 de dezembro, durante a festa de Natal da instituição, e contará com a presença do próprio Gusmão e da equipe do Grupo de Corrida Gymclub/CEIC, que participou da organização do evento. Gusmão, que encerrou o desafio junto com corredores das equipes Gymclub/CEIC, Multiesportiva e Ultra Sports, contou que das 15 voltas realizadas durante as 24 horas, a 14ª foi a mais sofrida.

“Naquele momento, o corpo já não aguentava mais, principalmente porque na descida do Convento da Penha senti dor nas pernas e tive de continuar o percurso mais devagar. Quando cheguei de volta ao Libanês para dar início à última volta, fiz massagem, tomei um café da manhã reforçado e quando comecei a ver o grupo chegando para correr junto, voltei a me animar. O treino valeu muito a pena”, garantiu o ultramaratonista.

Durante as 24 horas em que correu, Gusmão completou 160 quilômetros. E ficou muito satisfeito com a adesão dos corredores capixabas. “Das 15 voltas, fiz apenas uma sozinha. Em todas as outras tive gente me acompanhando”, comemora.

Brasiliense se cansa no fim

O ultramaratonista Marcelo França, que veio de Brasília especialmente para participar do 2º Desafio Natal Solidário – 24 Horas Convento da Penha não conseguiu fechar as últimas voltas. Embora esteja acostumado a provas de resistência – ele participa dos 100 quilômetros da Volta ao Lago, no Distrito Federal –, o rapaz sentiu o trajeto com trechos íngremes.

Mas a “parada” antes de hora prevista não foi motivo de tristeza. Muito pelo contrário! Ele ficou satisfeito com o desempenho e muito emocionado com bênção que recebeu, junto com Gusmão, do guardião do Convento da Penha, frei Valdecir Schwambach, na sexta-feira, logo que chegou ao Estado.

“Gusmão foi me apresentar ao trajeto e aproveitamos para pedir a bênção ao frei, que abençoou o desafio e todos os corredores. E fomos mesmo abençoados, pois não sofremos com o sol durante o dia de sábado, nem com a forte chuva que caiu de sexta para sábado”.

Fim de desafio, início de uma nova etapa

Terminado o 2º Desafio Natal Solidário – 24 Horas Convento da Penha, realizado entre sábado e domingo, o ultramaratonista Carlos Gusmão volta suas atenções para a BR 135, prova que faz parte do Circuito Mundial de Ultramaratona e é dividida em três etapas: uma na montanha, uma no deserto e outra no gelo. A próxima etapa é a da montanha e será realizada em janeiro, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Ao todo, os ultramaratonistas terão de completar um percurso de 217 quilômetros.

Primeiro capixaba a participar da BR 135, Gusmão se diz confiante e adianta que seu grande objetivo é conquistar em São Paulo a vaga para a Badwater, a etapa realizada no deserto da Califórnia, que reúne apenas os 60 melhores ultramaratonistas do mundo. Lá, os competidores também correm 217 quilômetros, porém suportando uma temperatura que pode chegar a 58º.

Terceiro colocado na tradicional Volta do Lago, prova de 100 km que acontece em Brasília, e quarto do Brasileiro de 24 Horas, Gusmão também pode se tornar o primeiro capixaba na Badwater. Mas as longas distâncias e as adversidades de trajeto e clima não são o grande desafio que o atleta de 33 anos precisa enfrentar.

Assim como muitos outros grandes desportistas, Gusmão não tem patrocínio e todas as provas das quais participa são pagas de seu próprio bolso. As etapas de São Paulo e a do deserto exigem staff, como carro e estrutura de apoio, e ele continua buscando parceiros. Após a maratona do final de semana, ele espera conseguir apoio para os próximos desafios.