Ultramaratonista do ES embarca para encarar os 100k da Patagônia Run

Carlos Gusmao

O ultramaratonista capixaba Carlos Gusmão embarca nesta terça-feira para mais um mega desafio! Gusmão vai encarar no próximo sábado (12) os 100km da Patagônia Run, a ultramaratona mais difícil da América Latina. Mais de 500 atletas de todo o mundo largarão com o capixaba nessa disputa gelada. Com largada à 0h de sábado, além do frio, os corredores vão enfrentar trechos com pouca luminosidade durante a madrugada.

“Estou muito bem preparado e confiante para fazer uma boa prova e trazer um grande resultado para o Espírito Santo. Adoro correr em montanhas e a Patagônia é um lugar lindo e bem montanhoso. Espero correr bem lá. Minha única preocupação é como o meu corpo vai se portar no frio”, afirma Gusmão.

Em março deste ano, o ultramaratonista capixaba levou o vice-campeonato nas 12 horas noturnas de Macaé, no Rio de Janeiro, correndo 114,7 km. Em fevereiro, foi o 7º colocado nos 42km da Corupa Extreme Maraton, em Santa Catarina.

Gusmão é um atleta admirado pelos corredores capixabas por sua solidariedade. Ele já realizou três edições de ultra desafios solidários para arrecadar brinquedos para crianças da APAE.

E o currículo de Carlos Gusmão não termina aí. Em 2013, o capixaba foi o brasileiro melhor colocado na disputa da corrida mais difícil do planeta, a Badwater, realizada no deserto de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos. O atleta de Vila Velha estreou na competição e conseguiu completar o percurso de aproximadamente 217 quilômetros, enfrentando temperaturas superiores a 50ºC, em 38h11min09seg, em 33º lugar. E ainda entrou para a história como o primeiro capixaba a representar o Espírito Santo na Badwater.

1394705745424_93Patagônia Run

Disputada na bela e distante cidade de San Martin de los Andes, na Argentina, a Patagonia Run terá corridas nas distâncias de 10 km, 21 km, 42 km, 63 km, 84 km e 100 km.

As ultramaratonas – 84 km e 100 km – valem pontos que podem ajudar os atletas a se credenciarem para uma das provas mais famosas do mundo, o Ultra Trail Du Mont Blanc, na região dos Alpes, cruzando as fronteiras da França, Itália e Suíça. Os 100km da Patagônia Run também dão direito a uma vaga na loteria da Western States Endurance Run, que é realizada na Califórnia (Estados Unidos).

San Martin de Los Andes – A pequena cidade de San Martin de los Andes, com apenas 25 mil habitantes, é o cenário da prova na Patagônia argentina. Distante cerca de 1.500 km da capital Buenos Aires, San Martin está envolvida por áreas preservadas, como o Parque Nacional Lanín, aos pés da Cordilheira dos Andes. Os percursos são compostos por trilhas montanhosas com diferentes níveis de inclinação, com passagens por planícies, vales, rios e mirantes da belíssima área da região da Patagônia, dentro do Parque Nacional Lanín.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *