Acusado de atentado na Maratona de Boston vai à júri em janeiro e pode ser condenado à morte

Tamerlan e seu irmão mais novo, Dzhokhar, foram acusados pelo atentado em Boston, no dia 15 de abril.
Tamerlan e seu irmão Dzhokhar, foram acusados pelo atentado

Promotores e advogados do caso do atentado da maratona de Boston, ocorrido em 2013, realizaram audiência nesta segunda-feira (20) para consultar o andamento do processo criminal contra Dzhokhar Tsarnaev.

Em documento divulgado na última quinta-feira, os dois lados afirmam que estão esperando decisões do juiz George O’Toole Jr. a respeito de diversos pedidos, incluindo uma solicitação dos advogados de Tsarnaev sobre a participação de Tamerlan, irmão mais velho do réu, em um caso de triplo homicídio em 2011.

A defesa pede que a promotoria disponibilize as evidências do caso, porque nele há uma testemunha que supostamente pode atestar que Dzhokhar sabia do envolvimento do irmão mais velho nos crimes. Isso indicaria que Tamerlan pode ter usado de influência sobre o irmão mais novo para convencê-lo a participar do atentado de Boston.

Tsarnaev está em uma prisão federal enquanto aguarda julgamento, marcado para começar em janeiro de 2015. Ele é acusado de organizar as explosões da maratona de Boston com o irmão mais velho, mas afirma ser inocente de todas as 30 acusações movidas contra si. O atentado deixou três mortos e mais de 260 feridos.

Caso seja condenado, Tsarnaev poderá ser sentenciado à morte. Seu irmão, Tamerlan, morreu dias após o atentado, em uma troca de tiros com a polícia. Fonte: Associated Press. 

Reprodução Twitter
A tragédia nos Estados Unidos deixou três mortos e 260 feridos. Foto: Reprodução Twitter

Um ano após atentado, Maratona reúne 36 mil corredores 

Em abril, um ano após o atentado a bomba, a tradicional Maratona de Boston aconteceu sem maiores incidentes, com a participação de 36 mil pessoas na 118.ª edição da prova. Para tornar a edição ainda mais especial, a vitória na prova masculina ficou com Meb Keflezighi, atleta nascido na Eritreia, mas que compete pelos Estados Unidos. Desde 1983 um atleta norte-americano não vencia em Boston. O campeão, de 38 anos (faz 39 no mês que vem), foi medalhista de prata nos Jogos de Atenas/2004, logo à frente de Vanderlei Cordeiro de Lima.

Meb há havia quebrado o longo jejum norte-americano em Nova York, vencendo a maior maratona do mundo em 2009, 27 anos após a última conquista de um atleta local. Em 2012, ele foi o quarto colocado nos Jogos de Londres/2012.

Em Boston, ele venceu com 2h08min37s, recorde pessoal, sendo seguido por Wilson Chebet (Quênia), Frankline Chepwony (Quênia), Vitaliy Shafar (Ucrânia) e Markos Geneti (Etiópia), todos correndo abaixo de 2h10min. A prova, porém, não contou com os grandes nomes das maratonas, que preferiram correr em Paris ou Londres, provas realizadas nos dois últimos finais de semana.

Entre as mulheres, a vitória ficou com a queniana Rita Jeptoo, que faturou o tricampeonato em Boston com 2h18min57s. Completaram o pódio as etíopes Buzunesh Deba e Mare Dibaba, a queniana Jemima Jelagat Sumgong e Meselech Melkamu, também da Etiópia. Principal fundista brasileira da atualidade, Adriana Aparecida da Silva foi 16.ª, com 2h31min18s.

Homenagem do vencedor da edição 2014 da prova às vítimas do ataque. Veja a reportagem 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *