Copiloto que teria derrubado avião nos Alpes Franceses era corredor amador

O copiloto Andreas Lubitz, que teria derrubado de propósito o avião Airbus A320 da Germanwings nos Alpes Franceses, na última terça-feira (24), era um entusiasta das corridas de rua e participou de diversas provas. De acordo com o jornalista Rodolfo Lucena, Blog +Corrida, da Folha de São Paulo, em 2007, ele teria ficado em 72 lugar entre os 780 corredores que participaram de uma corrida de 10km que celebrava o Ano Novo na cidade Montalbar, na Alemanha.

Fotos: Reprodução Bild
Fotos: Reprodução Bild

Em 2009, o copiloto teria feito sua estreia em provas longas na Maratona de Hamburgo. Depois participou, por três anos seguidos – 2011, 2012 e 2013 – da Meia Maratona da Lufthansa, em Frankfurt, com tempos que variavam de 1h37 a 1h49. Em uma página do Facebook que era mantida por Lubitz, mas foi apagada, havia um link para um resultado em 2011 da Meia Maratona de Frankfurt. Com o apelido de “Flying_andy”, o copiloto teria concluído a prova em 1h48min51seg.

O jovem, de 28 anos, tinha uma carreira promissora no ramo da aviação e tinha no currículo 630 horas de voo. Nascido na pequena cidade de Montabaur, no estado federado da Renânia-Palatinado, no Oeste da Alemanha, Lubitz começou como piloto de planadores, já tinha no currículo 630 horas de voo, e estava no time de profissionais da Germanwings desde setembro de 2013, segundo informou à Agência Efe um porta-voz da companhia aérea alemã Lufthansa.

Amigos descreveram o copiloto, em entrevistas a sites de notícias, como um homem relativamente calado, mas amigável. Não há perfil dele no Facebook, o que sugere que a família possa ter deletado a página depois da divulgação de sua identidade.

De acordo com a emissora norte-americana NBC, Lubitz também tinha licença para voar como piloto particular nos EUA.

A prefeita de Montabaur, Gabriele Wieland, explicou à agência de notícias alemã DPA que o jovem vivia com seus pais e tinha um alojamento em Düsseldorf, cidade para onde se dirigia o avião da Germanwings que caiu com 150 pessoas a bordo nos Alpes franceses.

O Clube de Esportes Aéreos (LSC Westerwald) de Montabaur, do qual o copiloto era membro, publicou um comunicado em sua página depois da divulgação do acidente, na terça-feira. “Andreas morreu como primeiro oficial de serviço na catástrofe aérea”, diz a nota.

Companheiros de clube, que preferiram não se identificar, afirmaram a agências de notícias locais que Lubitz “cumpriu seu sonho de voar, sonho que agora pagou caro com sua vida”.

Ministro diz que copiloto não tinha antecedentes terroristas

As forças de segurança alemãs não têm indícios de que o copiloto, que investigadores franceses afirmam ter deliberadamente derrubado o avião da Germanwings na terça-feira, tivesse antecedentes terroristas, afirmou o ministro do Interior alemão Thomas de Maizière na última quinta-feira.

“De acordo com nossas informações atuais…não temos indícios de que ele tinha qualquer antecedente terrorista”, declarou Maizière em declarações transmitidas pela televisão. Ele afirmou que a Lufthansa também não descobriu nada a respeito em suas verificações regulares de segurança com o copiloto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *