Paratletas superam falta de apoio com solidariedade, ganham 26 medalhas e o direito de sonhar com Rio 2016

Com ajuda de doações e solidariedade,  o grupo de paratletas capixabas superou a falta de apoio do poder público e conseguiu embarcar na última quinta-feira (26) para a disputa dos Jogos Nacionais Caixa de Paratletismo, realizados neste final de semana, na capital paranaense. E os atletas voltam para casa neste domingo com a mala cheia de medalhas.

Ao todo, a delegação capixaba conquistou 26 medalhas – 12 de Ouro, 10 de Prata e 4 de Bronze – e quatro índices para as etapas da seletiva nacional que dá a oportunidade de buscarem uma vaga na Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

O guia dos atletas Carlos Gusmão agradece o apoio e a solidariedade de todos que contribuíram com doações. “Terminada a nossa Jornada Regional Caixa de Paratletismo, o nosso saldo foi positivo. O destaque do dia ficou por conta do lançamento de Dardo T11 feminino, onde dominamos o pódio faturando o ouro, a prata e o bronze. Estamos voltando para casa. Serão mais 23 horas de viagem. Agradecemos a todos que colaboraram para que pudéssemos chegar até aqui e continuar em busca do sonho paraolímpico”, disse Gusmão logo após o fim da competição.

A maior parte das medalhas foi conquistada durante o sábado, primeiro dia de competição. Os capixabas terminaram o dia com um total de 18 premiações e a conquista de três índices para as etapas nacionais. A chuva forte em Curitiba atrapalhou um pouco o desempenho dos atletas e a lesão de um deles impediu o alcance de mais um índice. “Tivemos um atleta com uma lesão na panturrilha após correr e conquistar a medalha de bronze na prova dos 200m, o que tirou ele do salto em distância, prova que provavelmente conquistaríamos mais um índice para a fase nacional”, lamenta Gusmão.

Neste domingo, último dia de competição, mais seis medalhas e mais um índice para a seletiva nacional. “Nossos paratletas estão muito felizes pela oportunidade de representar nosso Estado nessa competição tão importante e agradecidos pelo apoio e solidariedade do povo capixaba”, comemorou Gusmão.

Falta de apoio

Na última semana, faltando quatro dias para os Jogos Nacionais Caixa de Paratletismo, a delegação capixaba de Paratletismo não tinha um ônibus para levar os atletas até Curtiba. Mas um grupo de corredores do Espírito Santo se mobilizou nas redes sociais para garantir a participação deles na única seletiva nacional que dá a oportunidade dos atletas capixabas buscarem uma vaga na Paralimpíadas.

De acordo com a Secretaria de Esportes do Espírito Santo (Sesport), o apoio não ocorreu por conta de um decreto assinado pelo Governo do Estado em janeiro proibindo patrocínios durante 90 dias.

Campanha “Ajude um Paratleta Correndo”

E você pode continuar ajudando! Afinal, os atletas do Espírito Santo ainda vão continuar competindo. Após a etapa Rio-Sul, ainda haverá as fases regionais de São Paulo, de 16 a 17 de maio, na capital paulista, e Centro-Leste, de 29 a 31 de maio, em Uberlândia. No segundo semestre, as três nacionais serão realizadas em São Paulo. A primeira será disputada de 4 a 5 de julho, a segunda, de 11 a 13 de setembro, e a terceira, de 6 a 8 de novembro.

Para chegar à fase nacional do Circuito, os atletas precisam alcançar a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A marca toma como base recordes mundiais, e os competidores precisam chegar a uma porcentagem especificada destas marcas em suas classes e modalidades para confirmar a vaga entre os melhores do Brasil. Líderes de ranking nacional que já têm o índice mínimo não precisam disputar as regionais e estão automaticamente classificados para as três etapas nacionais.

Para ajudar os atletas do Espírito Santo, deposite qualquer valor na conta:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0823
Operação: 01
Conta: 00.020.943-7
CPF: 035.841,877-10
Favorecido: Katia Cristina Antonio
Telefones de contato: 9 9975-4258 | 9 8176-2817
Observação: É uma poupança conjunta dos atletas para receberem doações para compra de materiais esportivos e ajuda de custo em viagens.

One Reply to “Paratletas superam falta de apoio com solidariedade, ganham 26 medalhas e o direito de sonhar com Rio 2016”

  1. Parabéns a todos! Muito obrigado aos Amigos (Anjos) do Professor Carlos Gusmão e, também, aos demais Apoiadores que acreditaram nessa missão. Enalteço a solidariedade da Viação Águia Branca que sempre nos tem ajudado com uma força providencial. Valeu Gente!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *