Paixão por Corrida: Ubiratan Nogueira perdeu 25 kg e chegou aos 40 anos esbanjando saúde!

A preocupação de Ubiratan Nogueira era chegar aos 40 anos acima do peso e com problemas de saúde. E foi na corrida que ele encontrou a grande aliada para sair do sobrepeso e reconquistar a saúde perdida após anos de maus hábitos. Confira a história de Ubiratan na seção Paixão por Corrida de hoje e busque inspiração para mudar de vida. Você consegue!

Tenho tendências hereditárias de problemas de diabetes, cardiovasculares e de hipertensão. Fora isso, alguns acontecimentos familiares muito dolorosos despertaram em mim a decisão de mudar os meus hábitos de vida em outubro de 2012, quando eu estava com 38 anos e pesando 131 kg com 1,96m de altura. Sabendo que brevemente entraria na faixa dos 40, fase crítica para o homem em relação ao surgimento de doenças por descuido da saúde, queria estar numa condição totalmente diferente a qual estava.

Ubiratan Nogueira - 10 Milhas Garoto 2014
Ubiratan participou pela 1ª vez da Dez Milhas Garoto em 2014. “Foi uma corrida inesquecível!”

No início, fiz uma reeducação alimentar sem qualquer radicalismo e caminhava 5 km diariamente, incluindo aos poucos uma corrida bem leve para adaptação do corpo.

Para cada semana, fui aumentando a distância da corrida, e após cinco meses, consegui pela primeira vez correr a distância de 5 km com o tempo de 36 minutos. Neste período consegui eliminar 19 kg, passando a pesar 112 kg.

Em maio de 2013, participei da minha primeira corrida de rua (Fila Night Run) e fiquei muito motivado com o clima contagiante de festa e celebração à saúde. Concluí a prova com tempo líquido de 33 minutos nos 5 km.

A partir daí, a manutenção dos treinos semanais e participação nas principais corridas de rua em Vitória passaram a ser rotina. E após um ano do pontapé inicial, consegui eliminar 25 kg no total, passando a pesar 106 kg. Os resultados dos exames de rotina foram surpreendentes, pois as taxas de colesterol e triglicérides baixaram para níveis desejáveis a 19 anos de idade, sem contar o controle da glicemia, descartando o desenvolvimento de diabetes.

Para encerrar 2014 em grande estilo e comemorar a saída do sedentarismo, ele foi correr a São Silvestre!
Para encerrar 2014 em grande estilo e comemorar a saída do sedentarismo, ele foi correr a São Silvestre!

Já em 2014, resolvi aumentar a carga de treinos com supervisão médica e de profissionais de educação física. Em abril participei da minha primeira corrida de rua de 10 km (Corrida Imafar), com muita tranquilidade e sem qualquer tipo de cansaço ou lesão.

Em agosto, realizei um grande sonho desde que vim morar em Vitória: correr a Dez Milhas Garoto. Foi uma corrida inesquecível, pois conseguir participar de uma prova deste porte (16,2 km) em menos de dois anos do fim do sedentarismo absoluto, algo a ser muito comemorado.

No dia 31 de dezembro, aproveitando a visita aos familiares na minha cidade natal (São Paulo), realizei um sonho ainda maior: correr a tradicional São Silvestre. Foi eletrizante percorrer as ruas da grande metrópole num modo totalmente diferente da rotina que era acostumado, e concluir esta prova na data que representa o encerramento de mais um ano só me trouxe boas lembranças e a confirmação que é possível transformar a nossa vida quando estamos realmente dispostos.

Por fim, a paixão pela corrida só aumenta a cada dia, e sem dúvida, o foco, a determinação, os cuidados básicos com a saúde e o respeito aos limites do nosso corpo são indispensáveis para a manutenção deste esporte tão querido e que nos faz rever em nossa a rotina a palavra chamada superação.

paixaoporcorrida secaoConte também a sua história!

Todo bom corredor que se preze não gosta apenas de ficar contando quanto tempo conseguiu baixar de uma corrida para outra. São várias histórias de superação, perdas de peso, de dor e de alegrias! Por isso, quero saber o que te leva a correr?! Envie o seu relato para a seção “Paixão por Corrida”.

Vale contar como foi a melhor prova de sua vida, os momentos de superação e o que o estimulou a começar essa atividade física. Enfim, conte um pouco sobre suas motivações e quais as vitórias pessoais você já alcançou com a corrida.

A seção é atualizada sempre às terças-feiras. Para participar, basta deixar a inspiração rolar, escrever um texto, escolher a melhor foto com a medalha e enviar para [email protected]! Sua experiência pode ser publicada e, ainda, convencer outras pessoas a calçar o tênis e sair correndo por aí. Participe!

Você pode conferir os relatos de quem já contou suas histórias aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *