Ultramaratonista corre 715 km em esteira e entra para o livro dos recordes brasileiros

O ultramaratonista Rafael Ferraz Simonetti Motta, mais conhecido como Rafael Arcanjo, acaba de entrar para o livro dos recordes brasileiros, o RankBrasil, pelo maior percurso de corrida em esteira. Em sete dias, o atleta de São José do Rio Preto percorreu 715 km e provou que é possível superar os próprios limites.

Durante o desafio, realizado na cidade paulista de Jaú, o atleta permaneceu na esteira em uma média de 18 horas diárias, com pausas necessárias de cerca de três horas e paradas para dormir de aproximadamente três horas por dia.

Rafael Arcanjo Ultra
Arcanjo correu uma média de 18 horas diárias. Parava três para descanso e outras três para dormir | Fotos: Arquivo recordista

Segundo o recordista, a maior dificuldade da prova foi o desgaste mental ocasionado pela insônia. “A agitação, a ansiedade e o ambiente pouco propício fizeram com que eu dormisse pouco e tivesse um sono de baixa qualidade, resultando no cansaço físico”, revela.

Apesar de não atingir a meta da quebra do recorde mundial, Rafael Arcanjo está muito feliz e satisfeito pelo reconhecimento do RankBrasil: “O título brasileiro mostra que sou o melhor do meu país em fazer algo”. Conforme ele, também significa uma valorização e um combustível para querer cada vez mais: “Representa o retorno de um trabalho intenso”.

Preparo e obstáculos
Para conquistar esse recorde, Rafael Arcanjo se preparou durante todo o ano de 2014, intensificando os treinos entre agosto e dezembro. Em setembro, em meio à preparação, descobriu possuir intolerância à lactose e ao glúten, necessitando de uma reeducação alimentar – mais um obstáculo a ultrapassar.

Durante a ultramaratona na esteira, realizada entre os dias 14 e 21 de dezembro de 2014, sua maior luta foi contra a própria mente. “Quem quer superar seus limites precisa de persistência, determinação e muita disciplina”, destaca.

O recordista cita ainda três verbos que podem fazer a diferença na vida: desejar, planejar e executar. “Primeiramente é preciso o desejo de querer algo. Depois vem o planejamento de como conquistar o objetivo. Por último é necessário executar o planejamento para realizar o desejo”, revela.

Veja o vídeo dos bastidores do desafio:

Novos desafios
Ultramaratonista profissional desde 2012, Rafael Arcanjo tem 26 anos de idade e é formado em Educação Física. Já participou de várias provas de 24 horas e 48 horas de duração e com percursos acima de 200 km.

Para o futuro, ele quer correr na Spartathlon, uma das competições mais famosas na ultramaratona, realizada na Grécia com percurso de 246 km. Arcanjo também quer participar de outras renomadas provas, como a Badwater e Arrowhead, nos Estados Unidos; e BR 135, no Brasil. O atleta ainda pretende conquistar o título mundial na esteira e quebrar muitos outros recordes.

Mike BussRecorde mundial
O recorde mundial no Guinness Book é do ex-soldado britânico, Mike Buss, que correu 832,4 km na esteira em uma semana. Ele bateu a marca anterior de 753,1 km, atingida pelo também ex-soldado Lee Chamberlain.

Buss correu o equivalente a três maratonas por dia mantendo sua velocidade entre 5,9 km/h e 9,6 km/h. Ele podia dormir apenas duas horas por dia e tirava intervalos curtos para comer e receber massagem. O ex-soldado queimou cerca de 11 mil calorias por dia e perdeu 3,6 kg na aventura.

Além de virar recordista, Buss também arrecadou dinheiro para uma instituição de caridade que ajuda soldados feridos em combate e suas famílias. Um regimento do exército britânico incentivou o ex-soldado durante os sete dias de corrida.

Logo após o desafio, Buss contou como se sentiu ao final da ultramaratona em uma esteira. “Eu perdi duas unhas do pé, minhas pernas e a sola do meu pé doem, mas eu me sinto muito bem”. E sabe o que o recordista quis fazer depois da aventura? “Ir para casa tomar banho, comer um bife e descansar”.

3 Replies to “Ultramaratonista corre 715 km em esteira e entra para o livro dos recordes brasileiros

  1. Parabéns a todos ,excelente matéria superar os limites e ótimo. Acreditar sempre a determinação a juda a superar todos obstáculos .
    Sempre acompanho estas matérias fico super feliz, sintos mas forças e vontade de Correr , correr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *