“Desafio Vitória x Anchieta Double”: ultramaratonista Thiago Pissaia quer dobrar percurso e correr 206 km

No próximo sábado (02), centenas de corredores encaram o Desafio Vitória-Anchieta, que vai percorrer os 103 km entre a capital capixaba e a cidade de Anchieta, localizada ao sul do Espírito Santo. Ultramaratonistas e corredores apaixonados por longas distâncias vão competir nas categorias solo com 103k, 65k e 50k. Já os atletas que preferem distâncias menores, há o modelo de corrida de revezamento com grupos formados com 3,4,6,8 e 10 corredores.

O percurso, formado por trechos de areia de praias e rodovias, e a distância de 103km já são um mega desafio. Agora imagina fazer o mesmo trajeto duas vezes? Esse é o objetivo do ultramaratonista capixaba Thiago Pissaia, denominado “Desafio Vitória – Anchieta Double: 206 km”!

Pissaia está inscrito na modalidade solo 103km, mas seu desafio pessoal começa um dia antes da largada oficial do Desafio Vitória-Anchieta no sentido inverso da prova. Na sexta-feira (01), às 11 horas, ele sai de Anchieta e percorre os 103 km até Vitória. O objetivo do atleta é concluir o primeiro percurso em até 13 horas e estar preparado para a largada oficial que acontece na Praia de Camburi às 5h45, na manhã de sábado. “Serão 26 horas correndo. 13 horas para vir de Anchieta a Vitória e mais 13 horas para voltar”.

Mas o que leva Thiago Pissaia a encarar quase cinco maratonas (42.195 metros) em pouco mais de 24 horas? Parafraseando Shakespeare, “há mais coisas entre a corrida e o ultramaratonista do que pode imaginar nossa vã filosofia”. Os apaixonados por corrida conseguem compreender e a história de superação do atleta Thiago Pissaia também ajuda a explicar.

Aos 8 anos de idade, o hoje ultramaratonista teve uma paralisia infantil. Andou dois anos em cadeira de rodas e mais dois com o auxílio de muletas. Graças à determinação da mãe, teve força de vontade para vencer a doença. Começou a correr com 14 anos e não parou mais.

“Você é doido, mas continue correndo!”

Pissaia vai homenagear a mãe (à direita) durante o desafio
Pissaia vai homenagear a mãe (à direita) durante o “Desafio Vitória – Anchieta Double – 206km”

E é em homenagem à Lúcia Maria Pissaia, sua mãe falecida há três anos, que Pissaia vai calçar o tênis e tentar ser o primeiro capixaba a fazer o Desafio Double Vitória-Anchieta. Na verdade, ele vai cumprir um desejo dela feito antes de morrer: continuar correndo! “Ela sempre me disse essa frase: ‘Você é doido, mas continue correndo’! Por isso, meu objetivo na ultra é sempre conquistar e encarar novos desafios e nunca ter limites. Um ultra sempre quer mais e mais distâncias”, diz Pissaia.

Essa será a segunda vez que Thiago Pissaia participa do desafio Vitória-Anchieta. “Já fiz essa prova, mas não tinha dobrado. Por isso, na edição do ano passado decidi que ia me preparar durante um ano para fazer o percurso double”.

Com uma rotina de treinamento de até 200km por semana, Thiago corre em média 20km a 30km por dia. Nos finais de semana, a quilometragem sobe para 50km a 60km. Além disso, faz todo o preparo médico com especialistas que o ajudam a avaliar sua saúde mensalmente.

Para correr os 206km a partir de sexta-feira (01), Pissaia terá o apoio da equipe de corrida Espírito Runners, da JAC Motors e do Ecos Sucos. E depois de vencer esse desafio pessoal, o atleta quer buscar apoio para encarar outras ultramaratonas fora do Espírito Santo. Força, Thiago!

3 Replies to ““Desafio Vitória x Anchieta Double”: ultramaratonista Thiago Pissaia quer dobrar percurso e correr 206 km

  1. Boa prova primo Thiago Pissaia. Vc é um exemplo de superação e tenho certeza que a tia Lúcia estará olhando por vc… guiando seus passos… saudades!
    #guerreiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *