Harriette Thompson: uma maratona aos 92 anos e um recorde mundial. Veja o vídeo!

Esse é um dos vídeos mais compartilhados entre os corredores nas redes sociais nos últimos dias. Uma senhora cruza a linha de chegada da maratona de San Diego, nos Estados Unidos. A americana Harriette Thompson, de 92 anos, entrou para o livro mundial dos recordes como a mulher de mais idade a completar uma prova de 42 km. O percurso foi feito em 7h24min36seg.

Foi ao lado do filho que ela cruzou a linha da chegada da Rock’n’Roll Marathon e desbancou, aos 92 anos e 65 dias de idade, o recorde de Gladys Burrill, de 92 anos e 19 dias, que obteve a marca anterior em 2010, na Maratona de Honolulu.

Além de vencer os desafios da idade, a maratonista precisou lutar contra um câncer de boca. Mas essa não foi a primeira vez que ela conquistou um recorde. Em 2014, Harriette Thompson concluiu uma maratona em 7h07min42seg, marca inédita alcançada por mulheres acima de 90 anos.

Harriette Thompson, de 92 anos, completou os 42km em 7h24min36seg
Harriette Thompson completou os 42km em 7h24min36seg. Foto: Divulgação | Rock’n’ Roll Marathon

A americana, que já perdeu amigos, familiares e o próprio marido para o câncer, é uma grande apoiadora de Organizações Não-Governamentais (ONGs) de combate à doença. Ela, inclusive, teria ajudado a levantar mais de US$ 100 mil para projetos voltados para pacientes com câncer. “Isso faz dessas corridas algo como uma missão pessoal para mim, algo que me faz sentir muito importante”, disse a americana à revista Runner’s World.

Antes de encarar os 42km de prova no último domingo, a avó de 10 netos achava que não conseguiria chegar ao fim da maratona. Após ser aplaudida e emocionar centenas de pessoas que aguardavam a sua chegada, disse que estava apenas “um pouco dolorido”.

“Em determinado momento estava realmente cansada. Aconteceu por volta das 21 milhas (33 km), subia uma ladeira e parecia uma montanha. Estava pensando, ‘isto é uma espécie de loucura na minha idade. Mas depois me senti melhor quando descia a ladeira. E meu filho Brenny passou e me entregou estes maravilhosos carboidratos que me fizeram continuar na prova”, afirmou em entrevista ao jornal local Charlotte Observer.

O recorde de maratonista homem de mais idade a completar uma prova de 42km pertence a Fauja Singh, com 101 anos. Será que a gente chega lá?!

One Reply to “Harriette Thompson: uma maratona aos 92 anos e um recorde mundial. Veja o vídeo!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *