Ultramaratonista brasileiro quebra recorde mundial após correr 827km em 7 dias

Podem me chamar de louco, suicida, mas isso é amor e dedicação. Eu consegui”.

Sete dias, 827,16 quilômetros percorridos (quase 20 maratonas) e apenas 18 horas de sono. Esses são os números do Desafio de Quebra de Recorde Mundial do ultramaratonista carioca Marcio Villar. Às 11h deste sábado, o corredor brasileiro ultrapassou a marca de maior distância percorrida em sete dias e entrará para o Guinness Book.

Villar contou com a presença de milhares de pessoas ao longo dos 7 dias de desafio. Fotos: Gerlan Cidade - Via Agência Ideal
Villar contou com a presença de centenas de pessoas ao longo dos 7 dias de desafio e o apoio de milhares nas redes sociais. Fotos: Gerlan Cidade – Via Agência Ideal

É do Brasil! Marcio trouxe o recorde para o país ao superar o francês Pierre-Michael Micaletti, cuja marca era de 822,31 km percorridos em sete dias. Agora o brasileiro espera a homologação no livro dos recordes. Para isso, o desafio de Villar foi monitorado por quatro câmeras o tempo todo e teve o testemunho de mais de 84 pessoas maiores de 18 anos, exigências do Guinness.

Nas últimas 24 horas, a única palavra que passava na mente de Villar era superação. As lágrimas caíam pelo rosto evidenciando a exaustão do corpo, o tênis teve que ser rasgado para que o pé suportasse seguir correndo na esteira, as visitas e mensagens de apoio o estimulavam. Durante uma semana, o atleta teve a companhia de 112 pessoas comuns correndo a seu lado para incentivá-lo.

Ao descer da esteira instalada no Américas Shopping, no Rio de Janeiro, Marcio agradeceu ao apoio de todos: “Sem todos que vieram ao shopping prestigiar e apoiar durante a semana eu não teria conseguido. Hoje com certeza é o dia mais feliz da minha vida. Já estou cadastro no Guinness desde 2011 para tentar este recorde e agora consegui. Podem me chamar de louco, suicida, mas isso é amor e dedicação. Eu consegui, realizei um sonho”.

O recorde tem também o suor das 112 pessoas que correram nas esteiras ao lado do novo recordista. Todos que participaram contribuíram para a campanha “Let’s Move For a Better World”, promovida mundialmente pela Technogym, que recolheu mais de 1.200 latas de leite em pó para o Instituto do Câncer (INCA). A Technogym também foi a responsável pelo fornecimento das esteiras com alta tecnologia utilizadas no desafio.

O carioca realizou um feito como ir correndo do Rio de Janeiro a Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, em uma semana. Marcio saiu da esteira por cerca de 4 horas a cada dia, quando recebeu cuidados de fisioterapia e acupuntura. Segundo o atleta, o desespero bateu diversas vezes, chegou a perder o foco por instantes, mas não podia decepcionar a tantas pessoas que o apoiaram desde o começo. “Até o último minuto eu não vou desistir”, foi o que disse ao completar 700 km, quando o cansaço já era visível e a dor nas pernas e pés já se tornava quase insuportável.

Alguns atletas famosos estiveram entre as milhares de pessoas que o incentivaram. Os ex-jogadores do Flamengo Zinho e Aílton estiveram no shopping para dar uma força, o atleta Rodrigo Pimpão, do Botafogo, time de coração de Marcio, enviou um vídeo de incentivo e carinho, assim como Gérson, o Canhotinha de ouro.

A exaustão física pesou na reta final e a tática para conseguir o recorde foi suspender as horas de sono de sexta para sábado. O colchão inflável que ficava ao lado da esteira foi recolhido e ele seguiu se alimentando de purês e sopas enquanto corria.

Nos últimos quilômetros, dor e sofrimento foram substituídas por festa. A cada quilômetro percorrido o público no shopping comemorava muito. Para incentivar o atleta, um DJ colocou músicas na reta final e o ultramaratonista cantava com a plateia cada nova canção para não perder o foco. Nos últimos cem metros para o recorde, Marcio pediu um microfone e fez a contagem regressiva enquanto colocava o Brasil no livro dos recordes. Após a conquista, o atleta fez uma volta olímpica no shopping e depois deitou para receber massagem da equipe médica. As informações são da Agência Ideal. Fotos: Gerlan Cidade.

25 Replies to “Ultramaratonista brasileiro quebra recorde mundial após correr 827km em 7 dias

  1. Parabéns Márcio, você é um Guerreiro e nos Orgulhamos muito meu Amigo.. Parabéns e que Deus continue te Iluminando sempre… CAMPEÃO

  2. Conheço o Marcio, uma figura realmente. O cara é fenomenal mesmo. Não tem dificuldade pra ele. Na ultima ultra do fuzileiros navais, foi a celebridade da corrida. Uma grande abraço amigo. Parabéns!

  3. Parabéns ao Marcio Villar, é realmente um feito.
    Sou maratonista, admiro a garra de provas ultras.
    Ótima matéria.
    Att
    Luciano Peixoto

  4. Implementei muitas palestras com o Marcio Villar na empresa que trabalho
    ! E seu jeito simples conquista todo mundo ! Um grande exemplo ! Um grande cara ! Parabéns e dói no meu coração não ter estado com ele no RJ !

    1. Parabéns Marcio por mais uma Conquista, voce é um orgulho para todos os brasileiros e um baita desafio para o mundo. PARABÉNS maiusculo.

  5. Parabéns Marcio pela tua Garra…Força…Fé….Foco…Que Deus Continue Te abençoando com muita Saúde e alegria….Você com certeza nos orgulhou Muito com tudo isso…É de pessoas com esta Garra que precisamos….Deus o abençõe a vc e tua Família….

  6. Ufa! Que orgulho de você!!! Parabéns!!!! Eu e minha família estávamos na torcida. Ficamos impressionadas com sua resistência física e força mental. Fomos inspirados por você nessa semana a sair do sofá. Meu esposo está correndo, aqui em Goiânia, neste momento, devido a seu exemplo. Parabééénnnnnssss!

  7. Parabéns Marcio Villar, realmente pessoas como vc inspiram muitas pessoas a buscar uma qualidade de vida, e como minha esposa Danielle comentou, estou mesmo buscando essa qualidade de vida me exercitando e fazendo reeducação alimentar junto com ela e sua vitoria foi mais um incentivo pra continuarmos neste caminho.

  8. Não é a distância, mas, o desejo e a capacidade de superação que fazem do Márcio um exemplo de vida.
    Se há um desafio há uma capacidade de supera-lo.

  9. Parabéns Marcião!!! Grande conquista e um verdadeiro exemplo para todos nós!!!! Quando temos um objetivo e foco, vamos em busca da conquista!!! Parabéns guerreiro!

  10. Márcio tem toda razão. No Brasil só tem investimentos o futebol. E agora que estamos pra chegar nas olimpíadas querem formar atletas da noite para o dia.

  11. Você é um exemplo de que com foco no objetivo, força de vontade e fé em Deus tudo é possível! Parabéns!

  12. Meus parabéns Marcio, você mostrou o porque somos brasileiros, temos força, raça e muita energia, vontade de fazer acontecer os nossos sonhos… muito bom…

  13. Parabéns!!!!!!! é maravilhoso, Que Deus Te Abençoe muito nesta conquista tão especial, muito bom mais um brasileiro fazendo sucesso, Marcio Villar Você é um vitorioso!!!!

  14. Eu já corri duas vezes 100km meu recorde foi de 12:38 horas vou participar de uma 100milhas no Ceará vc é fera parabéns amigo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *