Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto: escolha da assessoria e início dos treinos

A partir de hoje dou início ao Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Além de produzir uma série de reportagens especiais sobre a maior prova de rua do Espírito Santo, vou relatar em posts semanais os detalhes dos meus treinos ao longo das seis semanas que antecedem a corrida.

Essa será a 4ª vez que encaro os 16 km entre a Praia de Camburi, em Vitória, e o bairro da Glória, em Vila Velha. A minha primeira Dez Milhas Garoto foi em 2012, quando eu só tinha participado de seis corridas com percursos de 5k e 10k. Apesar da inexperiência, foi nessa edição que fiz o meu melhor tempo de prova até hoje: 1:48:35.

Em 2013, mesmo sem estar treinando, decidi me inscrever na prova. Concluí o percurso em 02:29:25, alternando corrida e vários trechos de caminhada. Já no ano passado, em 2014, também sem condicionamento físico para os 16 km, consegui diminuir o meu tempo para 02:14:42. Mas em ambas as edições com tempo superior a 2 horas eu cruzei a linha de chegada com muitas dores e uma grande frustação por ter caminhado durante boa parte do percurso.

Vale ressaltar que nesses três anos como corredora amadora, só tive acompanhamento durante um mês de uma assessoria de corrida. Ou seja, meus “treinos” se resumiam a calçar o tênis e sair correndo, sem nenhuma técnica ou critério de avaliação.

FullSizeRender1º passo: Escolha da assessoria de corrida
O Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto marca o início de uma nova fase na minha relação com a corrida. Por isso, tive a preocupação de ir em busca de um profissional reconhecido no mercado e que me desse suporte e orientação personalizados. Escolhi o professor de Educação Física da MR Runner, Michell Raposo, que trabalha com planilhas e aulas individualizadas direcionadas com foco em objetivos específicos.

Na primeira conversa com o meu treinador, no dia 22 de junho, fui honesta e expliquei que estava há três meses sem correr e que engordei 10 kg nesse período. Os três fatores: falta de condicionamento físico, o peso extra e o prazo de 55 dias antes da prova, foram avaliados pelo professor Michell. Chegamos à conclusão de que o nosso objetivo é que eu termine bem a prova, ao contrário das duas últimas edições em que participei e senti muitas dores durante a corrida e por vários dias depois. É natural que com a qualidade dos treinos direcionados, eu consiga uma diminuição do meu tempo de prova, mas o nosso foco é: conseguir correr os 16km (sem caminhar) e cruzar bem a linha de chegada.

Michell Raposo e Dani Kunsch2º passo: Início dos treinos
No dia 23 de junho, faltando 55 dias para a largada da Dez Milhas Garoto, fiz o primeiro treino de avaliação com o Michell às 6h da manhã na Praça dos Namorados, em Vitória. Na MR Runner o professor corre junto do aluno e é orientado a cada passada. Na primeira aula aprendi uma série de aquecimento (para antes da corrida) e outra de alongamento (para depois). Em uma hora, o professor corrigiu uma série de hábitos errados – desde a forma de amarrar o cadarço do tênis ao movimento dos braços. Parecem coisas simples, mas a orientação mudou meu desempenho nos treinos seguintes (deixei de sentir tantas dores nos ombros) e me fez lamentar ter demorado tanto a procurar uma ajuda profissional para correr.

No mesmo dia, à noite, recebi do Michell a minha planilha individualizada para as próximas duas semanas. No período, fiz treinos educativos e aprendi como fazer os famosos “tiros”. Na última segunda-feira (06), entrei na terceira semana de treinamentos.

treinos
Registro dos treinos das duas primeiras semanas na MR Runner

Meus objetivos
Nada me faz tão orgulhosa quanto encontrar alguém que diz que começou a correr após conhecer a minha história. Foi na corrida que encontrei uma aliada na luta contra a obesidade e o sedentarismo. Tenho dois objetivos com o desenvolvimento desse projeto: continuar estimulando mais pessoas a aderirem o esporte que mais cresce no país e permanecer com o acompanhamento profissional nos meus treinamentos em busca de novos desafios e distâncias após a Dez Milhas Garoto.

Portanto, quem ainda não corre, acompanhe por aqui a cobertura especial e os meus treinos para a Dez Milhas Garoto deste ano e prepare-se para em 2016 encarar essa prova. Quem já está correndo há algum tempo sem acompanhamento, talvez seja a hora de dar mais qualidade aos seus treinos. Faça como eu e procure uma assessoria de corrida. Você vai ver como é possível melhorar e conseguir estabelecer novas metas com mais segurança.

É isso! Conto com a companhia de vocês.