Dez Milhas Garoto: Falta 1 mês! Dicas para todos os perfis de corredores

Falta um mês para a 26ª Dez Milhas Garoto e para você que já está inscrito agora é a hora de ajustar os treinos para correr com segurança e se divertir no dia 16 de agosto. Os 16km mais desejados do Espírito Santo atraem, a cada ano, mais corredores profissionais, amadores e até mesmo muitos iniciantes.

Por isso, pedi ao meu treinador Michell Raposo, da MR Runner, para relacionar uma série de dicas para todos os perfis de corredores. É muito importante que nos próximos 31 dias você se prepare com responsabilidade para a prova. Encontre o seu perfil e leia com atenção!

PROIBIDO CORRERSE VOCÊ NÃO CORRE:

Melhor não tentar correr uma prova com essa distância. Além das chances de não completar o percurso serem muito grandes, o sofrimento de um esforço com o qual o organismo não está acostumado poderão ser inesquecíveis.

Indico acompanhar algum amigo utilizando a bicicleta ou aguardar na chegada.

CORRIDA NA ESTEIRAJÁ CORRE NA ESTEIRA DA ACADEMIA ATÉ 5K:

Mesmo correndo apenas na esteira no máximo 5k, sugiro que você busque ganhar volume de treinos e ainda não indico sua participação na prova.

Caso você queira, mesmo assim, correr, vamos lá: divida a prova (percurso) em no mínimo 4 partes, ou seja, 4x 4k. Tente fazer 4k correndo e procure andar nos próximos 4k; ou então, diminua esses intervalos e vá com o objetivo de apenas se divertir!

CORRE 10KJÁ CORRE AO MENOS 10K:

Você já é um corredor e tem o organismo acostumado com ao menos 60 minutos de corrida, logo, sua participação na prova e as chances de correr todo o percurso são maiores.

Procure fazer ao menos um treino de 13k. Além de testar seu organismo e seu condicionamento, esse treino dará a você muito mais confiança para o dia da prova.

CORRE MAISJÁ CORRE 15K OU MAIS OU ESTÁ TREINANDO HÁ PELO MENOS 8 SEMANAS:

Seu organismo já está adaptado ao tempo em que você completará a prova e supostamente já sabe até o seu pace, “ritmo” de prova.

Não saia muito “forte” nos primeiros quilômetros. Isso poderá fazer com que você se desgaste muito rapidamente e, caso não tenha feito um aquecimento ideal, há chances de lesão e a famosa “quebra” pode ocorrer na segunda metade da prova.

Aproveite para fazer um “Split negativo”, ou seja, cadenciar o ritmo durante a prova e fazer a segunda metade do percurso com um tempo menor do que a primeira metade. Isso psicologicamente é muito bom!

dica para todos3DICAS PARA TODOS

    • Procure já separar toda a sua roupa de prova ao menos no dia anterior à prova. Deixe tudo organizado: tênis, meia, short ou saia, boné ou viseira, óculos e, principalmente, seu relógio (com bateria carregada).
    • Quem utiliza o carboidrato em gel, separe-os e coloque junto da roupa para não esquecê-los. Você nunca usou (tomou)? Procure um nutricionista! Dra. Andréa Bresciani – 99954-4773 – (atende toda a Equipe MR Runner).
    • Lembre-se do protetor solar.
    • Prenda seu número de peito em sua blusa e deixe o chip por perto para não esquecê-lo.
    • Evite utilizar qualquer roupa ou acessório novo no dia da prova; pode frustrar sua prova, além de incomodar bastante.
    • Alguns utilizam o esparadrapo “micropore” para proteção nos mamilos, se for o caso utilize e evite machucar-se.
    • NÃO ESQUEÇA DE SE DIVERTIR!

Estático 646x493 Corrida de Rua nas Dez MilhasBlog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Acompanhe!
Na última semana comecei a relatar aqui no blog os meus treinos para prova. No 1º post, falo um pouquinho sobre a minha expectativa para a prova e como escolhi uma assessoria de corrida para me ajudar a encarar esse desafio. Confira!

Hoje, no 2º post, explico como foi a minha terceira semana de treinos. Com a assessoria de corrida MR Runner precisei impor mais disciplina na minha rotina para conseguir cumprir a planilha. Também busquei a ajuda da nutricionista Andréa Bresciani para correr mais leve! Veja.

Serviço:
10404525_709760449105740_393313619122567872_nMR Runner – Professor Michell Raposo – CREF
6629 G/ES
Personal Runner | Acompanhamento diferenciado | Planilhas personalizadas
Email: [email protected]
Telefone: 9 9899-1200

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *