Marcelo Rocha e Carla Moreno quebram recordes e vencem a Mizuno Uphill Marathon

A terceira edição da Mizuno Uphill Marathon, considerada uma das maratonas mais difíceis do Brasil, teve como vencedores o atleta Marcelo Rocha e a triatleta Carla Moreno, ambos de São Paulo. Os dois lideraram a prova praticamente desde o início e quebraram os recordes da corrida.

Marcelo venceu com o tempo de 3h12m11s. Foto: Ricardo Moreno|Divulgação Mizuno Uphill

“Eu tive uma estratégia de correr rápido desde o começo e consegui manter a primeira colocação praticamente durante todo o caminho”, disse Marcelo. Foto: Ricardo Moreno|Divulgação Mizuno Uphill

Marcelo completou o percurso de 42.195km com o tempo de 3h12m11s, enquanto Carla fechou a maratona com 3h40m40s. Entre os homens, Adriano Bastos foi o segundo colocado, seguido por Cleverson Del Secchi. Já entre as mulheres, Daniela Santarosa, terceira colocada na edição anterior, melhorou sua colocação e foi a vice-campeã. Em terceiro, chegou Ana Paula Martins.

“O percurso é muito duro, a dificuldade maior é o ‘paredão’ da Serra, você pensa em desistir algumas vezes, mesmo em primeiro lugar”, comemora Marcelo, que ressalta a dificuldade em conciliar o treinamento com seu trabalho de carteiro. “Estou há seis meses focado nessa prova, foi o meu objetivo do ano, aqui todos os corredores são heróis”, completa.

Foto: Ricardo Moreno|Divulgação Mizuno Uphill

Carla fechou a maratona com o tempo de 3h40m40s. Foto: Ricardo Moreno|Divulgação Mizuno Uphill

Atleta patrocinada pela Mizuno, Carla ressalta que essa foi apenas sua segunda maratona. “A pior parte foi do quilômetro 37 ao 40, em que eu comecei a ter cãibras. Eu estava inteira, mas as minhas pernas já não respondiam mais, e foi onde eu comecei a andar, e depois vim trotando até chegar no final”.

Com a vitória, os dois atletas ganharam o direito de correr na Maratona de Amsterdã em 2016, com as despesas pagas pela Mizuno.

A prova, com 600 atletas inscritos, teve como diferencial o início às 16h30, na cidade de Treviso, em Santa Catarina, e a chegada noturna. Na hora da largada, temperatura de mais de 20ºC e sol. No caminho, a Serra do Rio do Rastro ficou nublada e a temperatura caiu, mas sem o frio tão esperado pela maioria dos corredores.

Confira o resultado final:
Masculino
1 – Marcelo Rocha: 3h12m11s
2 – Adriano Bastos: 3h14m46s
3 – Cleverson Del Secchi – 3h15m21s

Feminino
1 – Carla Moreno – 3h40m40s
2 – Daniela Santarosa – 4h00m28s
3 – Ana Paula Martins – 4h06m40s

11 atletas do Espírito Santo participaram da prova

Foto: Divulgação Mizuno Uphill

Foto: Divulgação Mizuno Uphill

Onze corredores do Espírito Santo fizeram parte do seleto grupo de 600 inscritos na Mizuno Uphill Marathon. Os guerreiros que se tornaram “ninjas” desde que aceitaram o desafio são: Alexandre Fae, Beatriz Moyses, Bianca Passos, Carlos Toledo, Cris Wickert, Ibsen Pettersen, Julio Paul, Luciene Trevizani, Ricardo Coelho, Talles Cicilioti e Thiago Lena. Confira o resultado oficial da prova.

Daniela Künsch

(1489Publicações)

Daniela Künsch é jornalista desde 2002, editora chefe do jornal Folha Vitória e corredora amadora. Depois de chegar aos 133 quilos, perdeu 65, e encontrou na corrida força e inspiração para não voltar à obesidade.