Análise do novo percurso da Dez Milhas Garoto e dicas para encarar os 16km!

Agora é a hora de analisar todos os detalhes do percurso de 16km da Dez Milhas Garoto, que tem largada na Praia de Camburi, em Vitória, e chegada na Fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha.

A largada para os corredores da categoria geral será às 8h na Avenida Dante Michelini, na orla da Praia de Camburi. De lá, os participantes passam pela avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto, percorrem toda a avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá e, na altura do Palácio do Café, entram na Rua Clóvis Machado, onde terão acesso até à Terceira Ponte.

Logo após cruzar o principal cartão postal capixaba, os corredores vão passar por um novo trecho do percurso e subirão a alça da Terceira Ponte em frente ao Shopping Praia da Costa até chegarem à Avenida Hugo Musso. Em seguida, percorrem toda a avenida e retornam pela orla da Praia da Costa, onde seguirão o trajeto tradicional pela avenida Castelo Branco até a chegada na Fábrica da Chocolates Garoto no bairro da Glória.

O professor de Educação Física, da MR Runner, Michell Raposo, faz uma análise minuciosa de cada trecho dos 16km da Dez Milhas Garoto. Ele dividiu o percurso em seis partes e dá dicas e sugestões para os iniciantes e experientes montarem suas estratégias ao longo da prova. Confira!

1435109101_location_placeholder_pin_mapLargada – Praia de Camburi – até o km 04

Dez Milhas Garoto 10 Milhas Garoto foto divulgacao
Largada na Orla da Praia de Camburi. Foto: Divulgação Garoto

Percurso totalmente plano: para os corredores que buscam fazer um bom tempo, essa é a hora de colocar-se bem na largada e fazer um trecho forte até o início da 3ª Ponte. Já para aqueles que buscam apenas completar a prova e divertir-se, nestes primeiros quilômetros é necessário conter o entusiasmo e seguir num ritmo (pace) constante e confortável.

1435109101_location_placeholder_pin_mapDo km 04 ao km 08 – Terceira Ponte

DSC_0380
Subida da Terceira Ponte. Foto: Divulgação Garoto

Percurso com subida: esta parte da prova é a mais temida pela maioria dos corredores. Pois bem, aos meus alunos que têm como meta de seus treinos a Dez Milhas Garoto, sugiro que aproveitem a subida da Terceira Ponte para seguir num ritmo firme atendo-se à técnica de corrida para subir bem. Os atletas muito treinados adoram esse trecho, pois ali, ganha-se um tempo precioso para o resultado final. Já aos corredores iniciantes, sugiro dosar bastante a energia durante a subida e não se envergonhar, caso seja necessário fazer uma caminhada. Lembre-se: o importante é chegar bem ao final. Então, curta a paisagem que só nossa prova oferece e economize energia!

1435109101_location_placeholder_pin_mapDo Km 08 ao km 10 – Trecho Alça da 3ª Ponte até a Beira Mar (Praia da Costa)

Alça da Terceira Ponte. Foto Romero Mendonca
Alça da Terceira Ponte. Foto: Romero Mendonça | Divulgação Governo do ES

Metade do percurso: Este trecho da alça da 3ª ponte é uma novidade neste ano de 2015. Algumas provas já utilizaram este trecho em seus percursos, porém, cuidado: os corredores experientes passarão sem problemas pela subida da “alça” e utilizarão a descida deste trecho para dar uma “respirada” e partir com tudo para os últimos 6km da prova. Aos iniciantes, vai a dica: cuidado para não gastar energias preciosas neste trecho, pois ainda estaremos na metade da prova.

1435109101_location_placeholder_pin_mapDo km 10 ao km 12,5 – Trecho Orla da Praia da Costa

praia da costa
Avenida Gil Veloso, na Orla da Praia da Costa. Foto: Google Maps

Trecho plano e tranquilo, e se a previsão for de tempo bom terá sol em toda sua extensão. Aqui vai a dica para os iniciantes: aproveite este trecho para caprichar na hidratação e certamente curtir os amigos e familiares que lotam a orla da praia para aplaudir os corredores. Aos mais treinados, será o ponto onde a grande maioria irá acelerar para fazer o tempo planejado.

1435109101_location_placeholder_pin_mapDo km 12,5 ao km 15 – Trecho das avenidas Castelo Branco e Henrique Moscoso

Avenida Henrique Moscoso. Foto: Zanete Dadalto | Divulgação PMVV
Avenida Henrique Moscoso com alguns trechos de sombra. Foto: Zanete Dadalto

Trecho com sombras onde os corredores avançados forçam o ritmo. Aos iniciantes, talvez um trecho de algum sofrimento devido às irregularidades da pista na avenida Castelo Branco. Dica: aproveite as sombras para respirar fundo e partir com tudo do km 14 até a chegada.

1435109101_location_placeholder_pin_mapDo km 15 até a chegada no km16 – Av. Jerônimo Monteiro – Fábrica Garoto

galeria-de-fotos-da-dez-mil
A emoção dos corredores na chegada da edição 2014. Fotos: Everton Nunes

Trecho com uma descida que serve para embalar os corredores e faz com que até os mais cansados sintam-se bem e cheguem ao final. Neste trecho, o apoio do público é enorme e deve-se gastar a energia armazenada durante o percurso. Aqui, pode-se forçar para fazer uma chegada alegre e bonita. Dica: ao avistar as arquibancadas da chegada acelere e faça pose para a foto de chegada.

Ótima prova para todos!

FullSizeRenderMR Runner – Professor Michell Raposo
Personal Runner | Acompanhamento diferenciado | Planilhas personalizadas
Email: [email protected]
Telefone: 9 9899-1200

Estático 682x200px Corrida de Rua nas Dez Milhas*Esse post faz parte do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Para conferir as reportagens especiais e todos os detalhes dos meus treinamentos para a maior corrida de rua do Espírito Santo, acesse!

3 Replies to “Análise do novo percurso da Dez Milhas Garoto e dicas para encarar os 16km!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *