Avaliação do professor: dos treinos ao desempenho na Dez Milhas Garoto

Não me resta dúvida sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo meu professor Michell Raposo, da MR Runner, durante o Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Estabelecemos uma relação atleta x treinador com muita troca de informações.

Michell não para de estudar e está sempre consultando e citando a literatura para embasar seus treinamentos. Eu, como jornalista-corredora, tenho um perfil questionador e estou sempre tirando dúvidas.

Algumas vezes tive preguiça, adiei treinos, desobedeci a planilha, me frustrei quando não consegui o resultado esperado, enfim… Mas fui honesta e sincera durante toda a etapa de treinamento informando ao Michell sobre os erros e os momentos difíceis. Eu acreditei no trabalho dele e ele confiou em mim desde o primeiro dia de treino.

E foi essa interação entre treinador-aluna que me deu a segurança que eu precisava para encarar a Dez Milhas Garoto no domingo. Ontem, fiz um relato sobre a emoção que senti ao concluir os 16km ao lado dele. Hoje, pedi ao Michell para fazer a análise técnica, sob a ótica de treinador, desde o início dos meus treinos até a nossa chegada na prova. Confira:

Há pouco mais de um mês a Daniela Künsch me procurou com o objetivo de correr a prova Dez Milhas Garoto deste ano e citou apenas: “quero correr a prova toda, não aceito caminhar”.

Bem, iniciamos o projeto e, após fazer uma pré-avaliação na atleta, fui informado de que ela estava há três meses sem treinar e percebi o enorme desafio que teríamos pela frente: concluir as Dez Milhas sem caminhar. Um tremendo desafio, pois além do período de inatividade, o percurso muito técnico não ajuda em nada. Porém, tinha certeza de que poderia auxiliá-la tanto tecnicamente quanto fisicamente.

No dia 23 de junho iniciamos os treinos e, naquele dia, percorrer apenas 5k foram difíceis e importantes. Além disso, o objetivo ali além de orientar tecnicamente seria superar a barreira psicológica que entrava no nosso caminho. Minha decisão foi tirar a prova Dez Milhas como foco principal e utilizá-la como “treino de luxo” para uma meta que estivesse dentro da minha programação de 12 semanas. Qual o objetivo disso? Preparar o aluno para vencer sua meta sem colocar pressão alguma sobre seus ombros.

Técnicas de aquecimento, treinos intervalados, treinos de subida e descida. Tudo isso foi passado para a Dani. E a confiança e o volume, juntamente com a velocidade, foram evoluindo. Todavia, nem somente de alegrias e treinos vive um corredor e suas rotinas de treinos. Toda a preparação nutricional, feita pela nutricionista Andréa Bresciani, foi fundamental para que a atleta estivesse em condições e mais preparada na época da prova.

Os entraves foram uma seqüência de problemas de saúde que atrapalharam demais a fase de preparação, porém, com força de vontade, determinação e, principalmente, confiança na orientação profissional, os treinos foram feitos e fomos visualizando e vislumbrando a data da prova.

Qual é o real papel de um treinador?

“Ao técnico – ou treinador – cabe a responsabilidade pela preparação técnico-tática. Sua maior responsabilidade, no entanto, será a liderança dos atletas. De nada valerá um perfeito esquema de treinamento se não houver íntima interação entre técnico e atleta”. (DANTAS, 2014, p.11).

Neste período de treinos, além de muita informação técnica acerca da prática e treinamento da “Corrida de Rua”; o treinador consegue transmitir ao seu atleta/aluno um pouco de sua experiência adquirida ao longo dos anos.

Percebemos nos posts no Blog que muito foi falado sobre a prova Dez Milhas Garoto. Falamos do percurso e suas alterações, falamos de hidratação e falamos sobre aclimatação; que provou na prova deste ano ser de suma importância para todos os atletas e sua falta foi sentida por muitos.

A prova

Logo cedo o sol anunciava sua presença em quase toda a duração e hidratar-se corretamente seria de grande valia durante os 16 kms. Ansiedade, insegurança e agitação; sintomas presentes na maioria dos atletas na manhã do domingo da prova.

Mas, o que fazer então? Seguir as orientações de seu treinador e colocar em prática durante a corrida. Já nos primeiros kms muitos atletas apresentavam o que já esperávamos, falta de condição física para correr todo o percurso, porém, trataremos disso em outra oportunidade.

A passagem pela Terceira Ponte mostrou sua dificuldade para todos os atletas e procurei orientar a Dani como fizemos em seus treinos: utilizar a técnica de subida para tentar ao máximo economizar energia e sentir o mínimo possível nos 2 kms de subida. Aproveitei a oportunidade para fazer alguns vídeos e fotos durante a passagem pela ponte e ao mesmo tempo oferecer água aos atletas que sofriam com o calor.

Já no km 08, vislumbramos a nova parte do percurso, que mostrou sua dificuldade e maltratou alguns atletas. Na Praia da Costa aproveitei para oferecer a minha aluna água de coco, que além de hidratá-la, serviu como repositor energético, visto que o gel de carboidrato não foi adaptado na fase de preparação.

Os últimos 4km foram de sombra, porém, de muito calor. Nesta parte da prova o mais importante é conciliar o cansaço físico e mental com a técnica de corrida, logo, isso deve ser feito durante o período de preparação. Quando o corpo cansa, a técnica de corrida deve ser lembrada, pois, fará com que o aluno desgaste-se menos e consiga visualizar a sua chegada de maneira triunfante e não sofrida, como foi para muitos.

No último km e chegada aceleramos o ritmo, conforme planejado, e seguimos firmes rumo ao pórtico de chegada. Minha aluna mostrou-se serena durante todo o trajeto, seguiu bravamente nos pontos onde seria necessária maior atenção técnica e chegou com louvor.

Nossa principal meta de correr “todo o percurso” foi seguida com perfeição e o forte calor tirou nosso sub 2h, porém, nada que afete o desempenho ímpar e espetacular de uma atleta que não somente venceu uma Dez Milhas, venceu a si mesma e principalmente venceu a VIDA, mudou sua rotina e hoje é referência para muitos e muitos corredores. Ouvi muito isso durante a prova: “Dani, hoje se estou aqui é por causa de você!”

Fica aqui o agradecimento e palavras orgulhosas de um treinador que ama o que faz e tem em seus alunos/atletas sua razão de viver e acredita em todos sempre!

É isso! O Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto acaba, mas a minha parceria com Michell Raposo, na MR Runner, continua, pois tenho muitos sonhos como corredora para realizar. E vocês vão poder acompanhar cada detalhe dessas novas conquistas!

MR Runner LogomarcaMR Runner – Professor Michell Raposo
Personal Runner | Acompanhamento diferenciado | Planilhas personalizadas
Email: [email protected]
Telefone: 9 9899-1200

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *