Ultramaratonista vai correr durante 12 horas e arrecadar alimentos para crianças na Praia do Morro, em Guarapari

Correr durante 12 horas. É isso que o ultramaratonista capixaba Élcio Alvares Neto vai fazer entre a noite de sábado (30) e a manhã de domingo (31) durante o Desafio 12 Horas Noturno Solidário – Correndo por Alimentos, na Praia do Morro, em Guarapari.

E ele não vai fazer isso sozinho. Uma grande “Corrente do Bem” já está sendo formada nas redes sociais com o objetivo de reunir o maior número de pessoas – corredores ou não – que irão correr (ou caminhar) ao lado do atleta e doar quilos de alimentos que serão entregues para as crianças da APAE de Guarapari.

Essa será a segunda edição do evento solidário idealizado por ele. Em 2015, foram arrecadados em 12 horas aproximadamente 380kg de alimentos. A meta para esse ano, segundo Élcio, é chegar até meia tonelada em doações.

Como funciona o Desafio
A concentração do Desafio 12 Horas Noturno Solidário será na Arena Verão, localizada próximo ao Quiosque 3, da Praia do Morro. O cronômetro será ligado às 20h de sábado e Élcio Álvares Neto fará a largada ao lado dos amigos capixabas ultramaratonistas, Marcos Ladislau, Carlos Gusmão e Leonardo Seabra, que no último final de semana concluíram os 217km da BR 135.

Quem quiser correr ao lado dos atletas, basta levar 5kg de alimentos e fazer a inscrição. Os 50 primeiros participantes inscritos vão ganhar um brinde! Não é necessário correr as 12 horas seguidas, cada pessoa determina a hora e o quanto vai correr. O percurso é de aproximadamente 2.5km de ida e volta. Quem quiser, pode ainda caminhar ou apenas levar as doações. Como é um evento beneficente e sem caráter competitivo, é importante também que cada um leve a sua hidratação e alimentação.

O ultramaratonista passará a noite e madrugada correndo e recebendo os amigos com as doações. A expectativa é de que 200 pessoas participem do desafio. Às 8 horas da manhã de domingo, o cronômetro é parada e todos os alimentos serão entregues de imediato para as crianças e representantes da APAE de Guarapari.

desafio solidário 2015
1ª edição do Desafio 12 Horas Noturno Solidário em 2015

Élcio Alvares Neto conta que sua iniciativa veio da inspiração e do exemplo dos colegas ultramaratonistas Carlos Dias e Carlos Gusmão, que realizam importantes projetos solidários em benefícios das crianças. “Tomei a iniciativa de criar esse projeto com o intuito de fortalecer as famílias assistidas pela APAE de Guarapari sabendo da carência em que essa instituição sofre diariamente. Esse evento tem como finalidade a consagração da corrida como prática esportiva  e também estimular a solidariedade entre os participantes e a sociedade”.

De acordo com o ultramaratonista, a iniciativa vai beneficiar aproximadamente 200 famílias atendidas pela instituição. “Para se ter uma ideia, o consumo mensal de alimentos na APAE é de 200kg. No ano passado arrecadamos quase 400kg e eu terminei o desafio com a consciência de que eles precisam de muito mais”, disse Élcio.

No currículo de Élcio, muito mais do que solidariedade!

11737899_1643016635916452_9062655356630694155_n

Élcio Álvares Neto tem 35 anos e, além de corredor, é faixa preta em Jiu Jitsu e ultramaratonista aquático. Atleta da equipe Ultra Sports, tem no currículo provas como a Jungle Marathon, corrida de 275km realizada no coração da selva amazônica, e a BR 135, com 217km de percurso no Caminho da Fé, entre Minas e São Paulo. Além de provas “caseiras”, como três edições do Desafio Vitória-Anchieta, na categoria solo, 103km, 24 Horas Correndo por Brinquedos, com mais de 100km percorridos nos anos de 2013, 2014 e 2015 e Desafio Vitoria – Castelo, com 159km.

desafioDesafio 12 Horas Noturno Solidário – Correndo por Alimentos
Data e horários:
20h de sábado (30) às 8h de domingo (31)
Local: Arena Verão, na Praia do Morro, em Guarapari
Doação: 5kg de alimentos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *