300km em 5 dias: Ultramaratonista do ES faz simulado para encarar os 450km da Trilha dos Carijós

300km em 5 dias. Essa foi a distância percorrida pelo ultramaratonista capixaba Elcio Alvares Neto, da Ultra Sports/APPTO, entre Itacaré a Taipus de Fora, na Bahia, na última semana. Foram 60km por dia passando por praias paradisíacas, atravessando rios e vencendo os limites do corpo. (Foto destaque: Foco Radical)

O simulado faz parte do treinamento do atleta para a Trilha dos Carijós, em julho, no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma ultramaratona com 450km, que devem ser percorridos em 6 dias (aproximadamente 80km/dia).​ Com a experiência de quem já completou os 275 km da Jungle Marathon, em plena Floresta Amazônica, a proposta de Elcio é representar o Espírito Santo e o Brasil na prova que é considerada o “único rally humano do mundo”. Além do capixaba, participam do evento apenas 74 atletas selecionados pela organização.

2Com uma mochila nas costas, abastecida com suplementos, alimentação e medicamentos, Elcio passou por várias praias e vilarejos no litoral baiano. Os cinco estágios de treinos foram realizados debaixo de forte sol e calor e até temporais, freqüentes na região nessa época do ano. As condições da temperatura foram as maiores dificuldades enfrentadas pelo atleta.

6710b760-4db7-4996-babd-55f4e2199bf4
Elcio Alvares Neto comemora mais um estágio do simulado ao lado da pequena Ana Carolina Bispo da Silva, a Carol, nativa de Taipus de Fora.

“A última vez que fiquei tão ferido assim foi na Selva Amazônica. Aqui eu precisei correr o tempo inteiro com os pés molhados e, mesmo eu respeitando o tempo da maré, a água salgada batia a toda hora. O meu rosto está bastante machucado, mesmo passando protetor. Os ferimentos acabam sendo inevitáveis por conta do sol extremo”, conta Elcio.

Ao concluir o desafio dos 300km em cinco dias, Elcio Alvares Neto enviou uma mensagem aos amigos, familiares e corredores capixabas que acompanham a sua fase de treinamento para a Trilha dos Carijós.

“Estou satisfeito, feliz, com alguns ferimentos, mas a minha cabeça está boa e estou muito confiante. Os meus pés estão estragados e perdi três unhas. Mas quero agradecer a todo mundo que acredita em mim e dizer para que vocês não desistam de seus objetivos. Se você tem um objetivo, vá atrás dele. A maioria das pessoas não vai acreditar em você. Muitos irão duvidar. Vá atrás dos seus objetivos e faça o que tem que ser feito, doa a quem doer. Não se abale. Siga em frente, com força, amor e dedicação, que você vai conseguir. Se eu posso, qualquer pessoa pode”.

Exames e equipe de profissionais monitoram a saúde e os treinos do atleta
Untitled design (14)

Desde que começou a fase de treinamentos, Elcio Alvares Neto tem sido acompanhado por uma equipe especializada de profissionais. O fisiologista da APPTO Assessoria Esportiva, Helvio Affonso, faz um estudo inédito com o ultramaratonista que inclui: coleta de sangue, análises em laboratório, mensuração de dados e o monitoramento do desgaste fisiológico provocado a cada etapa de treinos.

Helvio explica que o monitoramento do condicionamento físico do atleta é essencial para otimizar a recuperação entre os treinos e aumentar a sua performance para a Trilha dos Carijós, em julho. Confira:

Desde março, a APPTO realiza exames e testes com o Elcio. De que forma a ciência tem ajudado o atleta a otimizar os treinos e a melhorar a recuperação e o desgaste físico?
Helvio Affonso – Conseguimos corrigir a hidratação, tanto no tempo como no volume, e definimos a quantidade e a reposição de carboidratos e eletrólitos (como sódio e potássio). Também conseguimos montar uma estratégia de recuperação dentro da prova e definimos os momentos em que ele precisa aumentar e diminuir o ritmo. E ainda começamos a enxergar o quanto de desgaste as provas longas tem gerado no organismo dele.

Fisiologicamente quais serão os principais desafios de Elcio na Trilha dos Carijós?
Helvio Affonso – Estou preocupado com a temperatura, pois é ela que vai gerar uma modulação diferente na hidratação. O consumo de líquidos tanto além quanto aquém tem efeito agressivo da mesma forma. Ou seja, ele pode se sentir mal tanto por ingerir demais, quanto por ingerir de menos. A temperatura também vai influenciar o ritmo dele ao longo da prova. Diminuindo o ritmo, ele pode perder aquecimento e com isso gerar um tempo de recuperação maior.

Faltando apenas dois meses para o evento, o que muda no monitoramento da saúde do atleta?
Helvio Affonso – No Desafio Vitória-Anchieta, fizemos um teste no ponto de corte dos 80km e ele conseguiu concluir no tempo de 11 horas. Agora, com esse simulado na Bahia, testamos o tempo nos 60k. Após essas análises, vamos precisar encontrar o tempo ótimo para ele dentro do tempo de corte da prova em cada um dos cinco estágios.

A APPTO atende corredores amadores, profissionais e agora realiza esse estudo inédito com o ultramaratonista. Através das análises já realizadas com Elcio, quais são as principais reações que você já percebe no corpo do corredor em provas extremas de longas distâncias?
Helvio Affonso – São reações bem agressivas. Ele perde hidratação, mesmo sendo hidratado. Também perde eletrólitos e tem uma queda bem acentuada de ferro sérico, o que pode exigir uma reposição. O desgaste muscular no Elcio não chega a ser muito grande e ele não chega a ter processos inflamatórios muito grandes.

O coach Carlos Gusmão, da Ultra Sports, responsável pelo treinamento de Elcio Alvares Neto para a jornada de 450km, fala sobre a expectativa para os próximos dois meses antes da prova e ressalta a importância da participação de um capixaba no evento.

Qual a sua avaliação sobre o desempenho de Elcio nesse simulado de 300km em 5 dias na Bahia?
Carlos Gusmão – Ele terminou cada estágio muito bem, apenas com uns probleminhas normais para quem faz provas de longa distância. Terminou os cinco dias com a sua integridade física preservada e isso é o mais importante. Com isso, ele já está pronto para dar continuidade ao segmento de treinamento. Essa semana ele está dando uma descansada para recuperar e agora voltamos com um treinamento mais intenso.

Faltam apenas dois meses para o evento, como será a rotina de treinamento dele a partir de agora?
Carlos Gusmão – Agora as sessões de treinamento do Elcio passam a ser com dois treinos por dia, que vão dar em média 40km a 60km diários.

Quais serão os principais desafios de Elcio na Trilha dos Carijós?
Carlos Gusmão – Acredito que seja o planejamento, pois se trata de uma prova de auto-suficiência, onde o atleta não tem alimentação fornecida pelos organizadores. Então, ele tem que fazer os estágios carregando o seu alimento e isso requer um planejamento rigoroso e sem falhas. Se ele não levar a suplementação adequada e na quantidade certa, pode acabar sofrendo com isso e colocar a sua prova em risco. Ele está bem treinado. O Elcio tem um psicológico muito forte e é um atleta que consegue suportar as dores e tem um equilíbrio mental para vencer as adversidades. Também existe a dificuldade de suportar os dias consecutivos de prova rodando 80km por dia. Ou seja, ele tem que acabar de correr um dia e se recuperar bem para o próximo.

Na sua opinião de ultramaratonista, qual a importância da conclusão desse desafio para o atleta e para o esporte capixaba?
Carlos Gusmão – Essa é a primeira edição da prova no país e vai contar com a presença de alguns atletas internacionais. O Elcio gosta muito desse tipo de prova, com vários dias na disputa, e no formato de expedição. É legal um capixaba estar em provas como essa, pois divulga a modalidade e incentiva as pessoas a praticarem o esporte.

2016.04.17_desafio_promessa_2016_guarapari-BLR16DDP10141Busca de apoio
Enquanto se prepara para a Trilha dos Carijós, o atleta busca apoio de empresas e empresários dispostos a financiarem sua ida à prova. Três empresas já abraçaram o projeto de Elcio Alvares Neto – Ultra Sports, a assessoria esportiva com maior número de ultramaratonistas capixabas, a APPTO Assessoria Esportiva, clínica especializada em Avaliações Físicas, Nutrição Esportiva, Preparação Física, Consultoria e Gestão Esportiva e a Habitat Sport Wear, grife de roupas esportivas que vai vestir o atleta para o desafio.

“Após o percorrer os 450km, meu objetivo é único: incentivar e motivar outros atletas a acreditar que é possível quebrar barreiras, contribuindo para a integração social e o desenvolvimento sustentável do esporte de alto rendimento em nosso Estado”, ressalta Elcio.

Interessados em apoiar o atleta podem fazer contato através por email [email protected] ou pelo Facebook.

Currículo de Elcio
Elcio Alvares Neto, atleta da equipe Ultra Sports/APPTO, é natural do Espírito Santo. Desde criança, tem o esporte como qualidade de vida e, além da ultramaratona terrestre, se especializou em algumas modalidades, tais como: jiu-jitsu, maratona aquática e apneia havaiana. Entre as suas principais conquistas, além da realização de uma série de eventos de corrida solidários, estão: Jungle Marathon 2014 (275km); Brazil 135 Ultramarathon 2014 (217km); Desafio Vitória-Anchieta (107km) 2013|2014|2015|2016.

5d685f00-4009-4eed-9061-21228c1d30daA Trilha dos Carijós
A Trilha dos Carijós – EXPEDITION será a maior ultramaratona da América Latina e uma das maiores do mundo. O percurso da prova vai reproduzir a trajetória dos índios carijós, pelo Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Brasil, trazendo a cultura, a arte e a história de um grupo que habitava nestas terras muito antes de qualquer colonizador. O evento será realizado entre os dias 22 e 29 de julho de 2016. Essa é uma prova extrema e de sobrevivência. Cada corredor terá que carregar seu próprio alimento e equipamentos durante todo o percurso da ultramaratona. A Trilha dos Carijós será dividida em 6 (seis) estágios, correndo aproximadamente 80 km por dia. Apenas 75 atletas de todo o mundo foram selecionados e Elcio Alvares Neto é um deles.

One Reply to “300km em 5 dias: Ultramaratonista do ES faz simulado para encarar os 450km da Trilha dos Carijós”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *