450 km em 6 dias: ultramaratonista capixaba representa o Espírito Santo na Trilha dos Carijós

O​ capixaba Elcio Álvares Neto​​ vai representar o Espírito Santo na jornada da Trilha dos Carijós, no Rio Grande do Sul, uma ultramaratona com 450km, que devem ser percorridos em 6 dias (aproximadamente 80km/dia). A largada da prova, que é considerada o “único rally humano do mundo”, acontece às 7 horas da manhã deste sábado (23), na cidade de São José do Norte. A chegada está prevista para quinta-feira (28), em Torres.

Caso consiga concluir o maior desafio de sua carreira de atleta, essa será a maior distância percorrida por um ultramaratonista do Espírito Santo em provas oficiais. Experiência e preparo psicológico não faltam. Elcio Neto já completou os desafiadores 275km da Jungle Marathon, em plena Floresta Amazônica, considerada a mais difícil prova de endurance do planeta.

“Irei dar o meu melhor para representar da melhor maneira o meu povo e cruzar aquela linha de chegada. Afinal, ganhar é CHEGAR. Fui para a Amazônia e me tornei um guerreiro Tapajó nos 275km na Jungle Marathon! Agora, humildemente no Rio Grande do Sul quero me tornar um guerreiro Carijó nessa jornada de 450 km de corrida. Em busca de evolução espiritual”!, diz Elcio Alvares Neto.

Os maiores adversários de Elcio não serão apenas as centenas de quilômetros, mas as baixas temperaturas e os fortes ventos que atingem o litoral norte do Rio Grande do Sul.

12 horas de corrida no Convento e 300km em 5 dias na Bahia
Foram cinco meses de treinos intensos com muitos quilômetros rodados. Em abril, por exemplo, o atleta subiu por 12 horas a ladeira da penitência do Convento da Penha e pediu as bênçãos da padroeira do Estado. Em maio, realizou um simulado de corrida percorrendo 300km em 5 dias no litoral baiano.

Apoio
a694eb9b-5615-4ea1-8f3b-5353d7301e6d
Elcio Álvares Neto embarcou para o Rio Grande do Sul levando, além da mochila com 24 quilos de equipamentos e alimentos necessários para a sua sobrevivência ao longo da Trilha dos Carijós, o apoio imprescindível de três empresas: UltraSports, APPTO e Habitat Sport Wear. “O professor Carlos Gusmão foi o responsável pelo meu treinamento, o fisiologista Hélvio Afonso me deu todo o suporte e orientação na parte fisiológica e a Viviane Simmer, da Habitat, forneceu todas as minhas vestimentas para a prova.

A Trilha dos Carijós
Essa é a primeira edição da Trilha dos Carijós, que já pode ser considerada a maior ultramaratona da América Latina e uma das maiores do mundo. O percurso da prova reproduz a trajetória dos índios carijós, pelo Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mostrando a cultura, a arte e a história de um grupo que habitava nestas terras muito antes de qualquer colonizador.

Essa é uma prova extrema e de sobrevivência. Cada corredor terá que carregar seu próprio alimento e equipamentos ao longo dos seis estágios, percorrendo cerca de 80km por dia.

O evento teve início nesta sexta-feira (22) com a abertura do Congresso Técnico e termina na sexta-feira, dia 29 de julho, com a confraternização dos atletas. Apenas 50 atletas de todo o mundo foram selecionados, no entanto, apenas 36 decidiram encarar o desafio e Elcio Alvares Neto é um deles.

13315680_286451751696789_763336559238896448_n

Estágios e tarefas
A Trilha dos Carijós é dividida em estágios e tarefas. No primeiro estágio foram montadas equipes e é obrigatório todas chegarem juntas. O segundo estágio é solo e na chegada o corredor tem que cumprir uma tarefa indígena. O terceiro estágio volta a ser percorrido em equipe e os atletas precisam encontrar um prisma no alto de uma duna no final do percurso. O quarto estágio é solo com o cumprimento de uma tarefa indígena no final. Os dois últimos estágios devem ser concluídos em equipes com a realização de mais tarefas. A cada etapa concluída junto com as tarefas os corredores e equipes acumulam pontos.

Não existe um campeão. A prova vai ter o Grande Guerreiro Pena Vermelha. Outros 10 atletas serão considerados Guerreiros Carijós.

Currículo de Elcio
Elcio Alvares Neto, atleta da equipe Ultra Sports/APPTO, é natural do Espírito Santo. Desde criança, tem o esporte como qualidade de vida e, além da ultramaratona terrestre, se especializou em algumas modalidades, tais como: jiu-jitsu, maratona aquática e apneia havaiana. Entre as suas principais conquistas, além da realização de uma série de eventos de corrida solidários, estão: Jungle Marathon 2014 (275km); Brazil 135 Ultramarathon 2014 (217km); Desafio Vitória-Anchieta (107km) 2013|2014|2015.

One Reply to “450 km em 6 dias: ultramaratonista capixaba representa o Espírito Santo na Trilha dos Carijós”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *