Capixaba vence 250km da ultramaratona Caminhos de Rosa e entra para a história com título inédito para o ES

O capixaba Carlos Gusmão foi o primeiro atleta no mundo a completar os 250km de percurso da ultramaratona “Caminhos de Rosas”, realizada no coração do sertão mineiro, na última semana. As duas primeiras edições da prova terminaram sem vencedores e Gusmão conquistou o título inédito para o Espírito Santo ao refazer o trajeto que o escritor Guimarães Rosa fez em 1952, usado como inspiração para escrever o premiado livro “Grande Sertão: Veredas”.

unnamed (4)A largada do atleta capixaba foi às 8 horas de quinta-feira, dia 18, e 37 horas depois, Gusmão cruzou a linha de chegada entrando para a história da competição mineira. Calor de 40 graus, muita poeira e a queda brusca de temperatura durante a noite, foram os obstáculos que o capixaba precisou enfrentar.

Carlos Gusmão largou bem e se manteve na terceira colocação até o km 46, quando assumiu a liderança e não perdeu mais a posição. Na altura do km 110, ampliou a vantagem de 1 hora na frente do segundo colocado. O ultramaratonista terminou a prova em primeiro lugar, com o tempo de 37 horas e 15min de corrida sem parar, chegando 9 horas na frente do segundo colocado, o mineiro Eduardo Saliba, que concluiu o percurso de 250km em 46 horas. Ao todo, cinco atletas conseguiram finalizar o Caminhos de Rosas.

unnamed (7)Carlos Gusmão contou com uma equipe de apoio formada por Elcio Miranda, João Batista e Fernando, que acompanharam o atleta ao longo do percurso, cuidando de sua hidratação e alimentação.

A delegação de corredores capixabas de longas distâncias também contou com representantes em outras categorias da ultramaratona Caminhos de Rosa. Alonso Boasquevisque e Marcos Ladislau, na modalidade 140km Survivor, Rose Silva, na categoria Solo com apoio, Diana Bellon e Jorge Coutinho na dupla 250km e Rita de Cássia Fernandes e Leonardo Seabra, no revezamento 250km.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *