Monte a sua estratégia! Análise, dicas e alertas sobre o percurso da Dez Milhas Garoto

Chegou a hora de analisar todo o percurso da Dez Milhas Garoto, considerado um dos mais bonitos do Brasil por margear as praias de Vitória e Vila Velha e passar por paisagens icônicas, como a Terceira Ponte, Baía de Vitória, Convento da Penha e Morro do Moreno.

Gusmão
Carlos Gusmão fez a análise do percurso da maior corrida do Espírito Santo

A largada dos corredores começa a partir das 7h40 na Praia de Camburi, em Vitória, próximo ao Clube dos Oficiais da PM. De lá, os participantes passam pela avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto, percorrem toda a avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá e, na altura do Palácio do Café, entram na Rua Clóvis Machado, onde terão acesso até à Terceira Ponte.

Logo após cruzar o principal cartão postal capixaba, os corredores subirão a alça da Terceira Ponte em frente ao Shopping Praia da Costa até chegarem à Avenida Hugo Musso. Em seguida, percorrem toda a avenida e retornam pela orla da Praia da Costa, onde seguirão o trajeto tradicional pelas avenidas Castelo Branco, Henrique Moscoso e Jerônimo Monteiro, até a chegada na Fábrica da Chocolates Garoto, no bairro da Glória.

A pedido do Blog Corrida de Rua, o professor Carlos Gusmão, da Ultra Sports, dividiu os 16 quilômetros em cinco trechos e fez uma análise minuciosa para você montar a sua estratégia ao longo da corrida. Gusmão ressalta a importância de controlarmos a ansiedade, afinal, estamos falando da maior corrida do Espírito Santo, e colocarmos em prática tudo o que fizemos nos treinos.

Confiram as dicas e fiquem atentos aos alertas do treinador em cada um dos trechos!

1mapsDa largada aos primeiros 5 km: A largada acontece na avenida Dante Micheline e é um momento de muita expectativa, já que a grande maioria dos corredores se dedicaram muito para essa prova. Tiveram de abrir mão de muitas coisas para treinar e fazer o seu melhor na maior corrida do Espírito Santo. A ansiedade costuma ser grande e ela é o maior vilão da corrida. Portanto, é importante controlar a adrenalina no início da prova e ir sentindo como seu corpo reage aos primeiros quilômetros de prova. Faça exatamente o que treinou e planejou para sua corrida. Não deixe a empolgação tomar conta e fazer você sair do seu ritmo sem que perceba, pois o preço pode ser alto no final.

2mapsA Terceira Ponte: A subida da Terceira Ponte costuma ser o calo no sapato de quase todos os corredores e ela se inicia no km 5 da prova. Serão 1,5km de subida acentuada e mais 2km de descida até o final da ponte. Esse é o momento do corredor fazer sua primeira auto avaliação. Isso é importante para saber que decisão tomar sobre qual ritmo deve imprimir na ponte. Se você estiver se sentindo bem e treinou bastante ladeiras, muito bom! Poderá seguir o que planejou e tentar manter o ritmo ou até mesmo dar aquela forçada. Mas se não treinou ladeiras ou estiver sentindo algum desconforto, é melhor segurar o ritmo. Na descida, muito cuidado! Pois o ditado: “Para baixo, todo santo ajuda!” pode ser perigoso. As descidas costumam exigir demais da musculatura do quadríceps e o corredor pode travar no final da ponte. Portanto, ao descer, muito cuidado. Você pode aumentar o ritmo e procure sentir seu corpo solto, mas sem dar muitas pancadas contra o asfalto. Assim, você terá certeza de que estará fazendo um bom ritmo sem forçar demasiadamente a musculatura.

Foto: Romero Mendonça
Foto: Romero Mendonça

mapsChegamos à metade da Prova – Alça da Ponte – Avenida Hugo Musso – km 8,5 ao km 10: Ao chegar à Alça da Terceira Ponte você estará na metade da corrida. Esse é mais um momento de se auto avaliar e ajustar as estratégias, pois a parte mais temida da prova já passou! Se estiver tudo bem, ótimo! Mantenha o planejado e siga seu ritmo. Nessa hora, muitos corredores já estão cansados e agora é um bom momento para tomar um fôlego, pois é uma parte plana que vai do final da Alça da Ponte, pegando a avenida Hugo Musso até chegar à Praia de Itapuã.

4mapsDa avenida Gil Veloso até o final da Castelo Branco – 11km ao 14km: Você chegou na Orla de Itapuã. Que bom, você está na praia! O percurso é plano, à beira-mar e tem até uma grande torcida te apoiando! Os moradores da região costumam se concentrar nas calçadas e estimular os atletas com palavras de incentivos. Em minha opinião, essa é a parte mais bonita da prova, com vista para o Morro do Moreno. Aqui, o corredor que está bem já deve começar a pensar no seu final de prova. Se o corpo já apresenta sinais de fadiga, segure um pouco o ritmo e guarde energia para o final. Aproveite para sentir a energia da torcida e ganhar um ânimo para o final da prova. Ao sair da avenida Gil Veloso, você entrará na Castelo Branco e haverá uma descida leve, seguida de uma subida curta. Cuidado, pois ela costuma ser cruel com alguns corredores!

5mapsDa avenida Henrique Moscoso até a chegada! Chegando na avenida Henrique Moscoso, você estará a menos de 2km da linha de chegada. Se ainda estiver bem e com forças nas pernas, já pode imprimir um ritmo mais forte e se preparar para o sprint final. É um momento bem estratégico, onde o atleta pode ganhar boas posições. Ao entrar na avenida Jerônimo Monteiro, já é possível ouvir o grito da galera. Falta pouco menos de 1 km para a linha de chegada e você vai encarar uma leve descida até cruzar a linha de chegada. É hora de lembrar de tudo que você passou para chegar até ali e gritar: “Eu posso, eu consegui!”. Neste momento, a alegria toma conta de todos e é hora de acelerar e ir para o abraço. Parabéns, corredor! Você é um campeão!

12512681_1102697589792323_7693284359548383208_nUltra Sports
(Corrida de Rua, Trail Run, Ultramaratona e Triatlhon) 

Responsável: Carlos Gusmão
Contato: 9 8179-6232
Mais informações

Logomarca Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto


*Esse post faz parte do Projeto Blog Corrida de Rua na Dez Milhas Garoto. Para conferir as reportagens especiais e todos os detalhes dos meus treinamentos para a maior corrida de rua do Espírito Santo, acesse!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *