Carregando cilindro de oxigênio, homem com doença terminal completa Maratona de Seattle

42,195 km em 10 horas e 55 minutos. Esse foi o tempo que o corredor Evans Wilson, de 62 anos, levou para concluir a Maratona de Seattle, no último domingo (27), carregando um cilindro de oxigênio. Diagnosticado com fibrose e hipertensão pulmonar, o ex-atleta andou todo o percurso com o objetivo de chamar a atenção para uma das doenças que mais matam nos Estados Unidos.

Foto: Seattle Marathon
Foto: Seattle Marathon

Em entrevista a uma emissora de TV, Wilson disse que o seu objetivo com a participação na maratona é arrecadar US$ 50 mil para uma fundação que apoia pacientes que enfrentam a doença. “Não faço isso por diversão. Estou fazendo porque a fibrose pulmonar é uma doença subfinanciada”.

A fibrose pulmonar é uma doença terminal e o tempo médio de sobrevivência é de cerca de três anos. O corredor, que foi diagnosticado há cinco anos, disse ainda que seus médicos o aconselharam a não participar na maratona. “Não é bom para o meu coração fazer uma maratona. Meus médicos não estão entusiasmados com isso”.

Essa foi a primeira vez que Evans Wilson, acostumado a participar de corridas, percorreu os 42 quilômetros de uma maratona. E ele treinou para participar do evento. No início, andava 90 minutos por dia dentro de casa, quatro vezes por semana. Depois começou a fazer caminhadas na rua e na esteira da academia.

Veja o vídeo de um dos treinos de Evans Wilson na academia:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *