Está chegando a hora! Por crianças da APAE, capixaba vai correr na esteira 200k em 24h

Reportagem: Breno Ribeiro

Está chegando a hora de correr em prol da solidariedade! Nesta sexta-feira (02), a partir das 17h, será iniciado o desafio “Apae Natal Solidário – Correndo por Brinquedos”, no Shopping Vila Velha, onde o ultramaratonista capixaba Carlos Gusmão vai correr 200km em 24 horas, em uma esteira. A corrida será encerrada somente as 17 horas do sábado (03) e ainda dá tempo para quem quiser participar. As inscrições podem ser feitas clicando aqui

Além do ato solidário, Gusmão pretende quebrar uma marca pessoal que é de 194km em 24 horas. Para isso, diversas corridas fizeram parte da preparação do capixaba para atingir os 200km em apenas um dia.

13501772_1318747884806631_6521739477564646970_n“Meus treinos têm sido feitos ao longo do ano. Não treinei especificamente para o desafio, pois já participo de muitas competições que servem de preparação. Fiz provas de trilha de 160km, fui campeão da Caminhos de Rosa, que tem 250km, dentre outros desafios. Ou seja, participo de muitas competições ao longo do ano e automaticamente elas servem como preparação”, diz.

Carlos ressalta que a quebra da marca pessoal é um dos objetivos, porém não é o mais importante. Para ele, o foco do desafio é, principalmente, sensibilizar as pessoas sobre a causa solidária, que vai ajudar o natal de crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O “Apae Natal Solidário – Correndo por Brinquedos”, que já teve 5 edições, arrecadou mais de duas mil doações e fez o ultramaratonista percorrer 788 quilômetros pelas ruas da Grande Vitória. Nesta 6ª edição Gusmão, além dos inéditos 200km em 24h, terá de enfrentar outro grande desafio, que é a falta de hábito em correr em esteiras.

“Pretendo correr em uma média de velocidade de 9,5 a 10km/h no máximo de tempo que der, fazendo o mínimo de paradas possíveis. Correndo nessa velocidade, teoricamente, eu teria 4 horas de sobra, mas contando que a velocidade cai no final e as paradas que serão necessárias, terei bem menos do que 4 horas. Será um desafio para mim tentar bater essa marca, ainda mais em uma esteira, onde não estou acostumado a correr.

O capixaba terá a sua disposição uma estrutura para que sua integridade física não seja comprometida. Ele revela certa preocupação com sua reação corporal durante o desafio. “Tenho a intenção de fazer uma parada quando atingir 100km, para fazer uma massagem, que dura cerca de 20 minutos, além de outras paradas para necessidades fisiológicas. Após as alimentações, vou diminuir bem o ritmo por conta da digestão. Correr na esteira não é um hábito meu e nunca se sabe o que pode acontecer com o nosso corpo”, comenta.

Além de um massagista, o local terá seis esteiras auxiliares, reservadas pelas pessoas que participarão do desafio. Chegando no local, os participantes serão direcionados por uma pessoa até a sua esteira. Haverá também local para degustação de café e espaço para tirar fotos promovidos pelos patrocinadores do desafio. O desafio será transmitido ao vivo pelo Youtube.

O “Apae Natal Solidário – Correndo por Brinquedos”, que já teve 5 edições, arrecadou mais de duas mil doações. Foto: Divulgação

Quero doar!

Aqueles que se sensibilizarem com a causa e quiserem doar, a organização do “Apae Natal Solidário – Correndo por Brinquedos” disponibiliza um ponto fixo de arrecadação para o recebimento dos brinquedos. Basta levar as doações no SAC do Shopping Vila Velha, localizado na avenida Luciano das Neves.

Confira abaixo as opções para participar:

1)​ – ​Doe, ganhe e corra – Você doa R$ 30 + 1 brinquedo, ganha uma camisa com a qualidade da marca Mantle Brasil (TechRun Premiun 100% poliamida com proteção UV50+) e o direito de ocupar e correr por cinco minutos em uma das 6 esteiras localizadas ao lado de Carlos Gusmão dentro do Shopping Vila Velha.

2) – Doe e ganhe – Você doa R$ 30 + 1 brinquedo e ganha a camisa do evento fabricada pela Mantle Brasil, com a tecnologia TechRun Premiun 100% poliamida e proteção UV50.

3) – Doe brinquedos – Você doa brinquedos novos ou usados.​

Sobre a APAE

​A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. O objetivo da entidade é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae está presente atualmente em mais de duas mil cidades do Brasil.​

One Reply to “Está chegando a hora! Por crianças da APAE, capixaba vai correr na esteira 200k em 24h”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *