Vale reabre cancelas do Complexo de Tubarão para receber 2.1 mil corredores

Na linha férrea a locomotiva buzinava e dava as boas-vindas aos 2.1 mil corredores dentro do Complexo de Tubarão na manhã deste domingo (04). Às 8 horas em ponto foi dada a largada para a Corrida Vale. Pela segunda vez, a empresa abriu suas portas para receber a comunidade em um evento de promoção à saúde e à qualidade de vida.

A concentração dos atletas profissionais e amadores começou, por volta das 7 horas, no estacionamento da empresa. Com o tempo nublado e uma temperatura de aproximadamente 26º graus, os inscritos começaram a correr após o sinal de largada e nos primeiros metros do percurso encontraram a Usina de Pelotização, primeiro ponto da área de indústria.

Após passarem pela estação de tratamento de água, foi a vez de encarar o primeiro desafio: uma pequena ladeira que dá acesso à Oficina de Locomotivas.

E o primeiro estímulo aos atletas – ao longo do percurso encontramos vários – também estava ali, aos pés da ladeira. Um carro de som ditava o ritmo e “empurrava” os corredores.

Metros depois, o som da música foi substituído pela buzina da locomotiva na área das ferrovias. De um lado, os corredores suavam as camisas, do outro, vagões sendo carregados de minério.

O tempo nublado e abafado exigia um esforço dos atletas. E foi ali, na área de locomotivas, onde estava localizado o primeiro ponto de hidratação, em uma área arborizada e cheia de sombras.

Fôlego renovado e energias recarregadas para encarar a segunda subida, na altura do km 2. Logo mais à frente, o retorno para o percurso de 5km.

Logo após o retorno, vimos mais de perto a lagoa que faz parte do Parque Botânico da Vale. Por fim, no último km da prova de 5km, passamos pela Vila das Contratadas, local onde estão localizados os escritórios das empresas terceirizadas, e pelo Edifício Belesa, centro administrativo da Vale e onde funciona a central de controle da ferrovia.

Ao longo de todo o percurso, placas e outdoors estimulavam os atletas a se superarem! Estrutura segura, pontos de hidratação e banheiros ecológicos estrategicamente instalados deram a segurança necessária aos atletas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *