Dicas da Nutri que Corre: Banana e seu potencial para os corredores

Ela é uma das mais queridinhas entre os atletas. Fácil de carregar e de alto valor nutritivo, a banana pode ser servida quente ou fria e é opção de ingrediente em inúmeras receitas. 

banana-3É uma das frutas mais consumidas pelos atletas, devido ao preço acessível, praticidade, sabor e ao seu privilegiado valor nutricional. Rica em vitaminas e minerais como a vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A e potássio. Muito usada pelos esportistas para amenizar ou evitar câimbras. Apesar de existirem muitos fatores que podem acarretar câimbra, além da falta de potássio, má circulação, desidratação entre outros.

É um carboidrato de alto índice glicêmico, sendo muito utilizada antes do exercício para um aumento da glicose sanguínea no momento do exercício e por ser de fácil digestão. Não é um alimento de alto valor calórico e pode ser utilizado em sobremesas e em dietas de baixas calorias ou controle de peso.

Em 100 gramas, (uma banana prata) há cerca de 90 calorias. É rica em carboidratos, pobre em proteínas e gorduras. Contém fibras solúveis, importante para o funcionamento intestinal e promoção da saciedade. Contém o açúcar do bem, 3 tipos naturais, são eles: sacarose, frutose e glucose. Combinados com fibras, fazem com que a banana lhe ofereça uma excelente fonte energética imediata.

Diversos estudos realizados indicam que a ingestão de apenas 2 bananas já é o suficiente para fornecer energia para 90 minutos de atividades pesadas. Não é à toa que você vê diversos atletas de diversas modalidades ingerindo banana antes e durante as práticas esportivas.

Quando é ingerida no pré-treino, a fruta consegue auxiliar no estoque de açúcar no sangue. Quando é ingerida no pós, ajuda na recuperação do potássio e açúcares que foram perdidos durante o treino.

O mais bacana é que a banana é indicada como excelente opção para substituir o gel de carboidrato, que geralmente é ingerido em treinos mais longos, ou seja, aqueles que ultrapassam 1 hora de duração, isso devido aos três poderosos açucares citados acima. E uma dica: sabe aquela banana que ficou esquecida? Congele sem retirar a casca e sem puxar o talo (corte com uma tesoura).

Confira a receita de um pré-treino delícia!

SHAKE PROTEICO DE BANANA E AVEIA E CACAU
1 banana (retire do refrigerador 5 minutos antes e retire a casca).
½ xícara (120 ml) de água
1 medida de whey isolado
1 colher de sopa de aveia
2 colheres de cacau em pó
1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 gramas) de mel (opcional).
¼ a ½ colher de chá (0,6 to 1,5 gramas) de canela (opcional).
Um punhado de cubos de gelo.

Bater em liquidificador e consumir 30 minutos antes do treino.

Bons treinos e nos vemos nas pistas!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *