Leonardo Seabra conquista 2º lugar da BR 135 e traz título inédito para o Espírito Santo

O atleta capixaba Leonardo Seabra, da Ultra Sports, conquistou, na tarde desta sexta-feira (13), o segundo lugar da BR 135, ultramaratona com 217km, considerada a mais difícil do Brasil, realizada na Serra da Mantiqueira. (Fotos: Marcos Ladislau)

Leo seabraCom 37 anos, o guarda-vidas, morador de Vila Velha, além de realizar um sonho pessoal, traz um título inédito para o Espírito Santo ao concluir a distância equivalente a cinco maratonas com o tempo de 31 horas e 18 minutos. Seabra se torna o capixaba mais rápido a concluir a BR 135, superando  o tempo do seu treinador e ultramaratonista Carlos Gusmão, que era de 32 horas e 12 minutos. O vencedor da BR 135 foi o mineiro Kleber Felipe dos Santos, que completou o duro desafio em 26 horas e 10 minutos.

“Eu não esperava esse resultado. Ano passado fui pacer do atleta Marcos Ladislau e vi que era uma prova dura. Não imaginei que ia ficar nessa colocação. O momento mais difícil que passei foi durante a madrugada, com muito sono, dores e o estômago embrulhado. O apoio da equipe foi fundamental para vencer tudo isso”, comemora Seabra.

A conquista se deu ao lado de uma equipe de apoio afinada , além do mestre Carlos Gusmão, responsável técnico, motorista e pacer por 90km, por Rita de Cássia, que correu 115 km, e por Marcos Ladislau, responsável pelo controle do carro de apoio e das planilhas.

Com o resultado, Leonardo Seabra está qualificado para a disputa da Badwater, uma das ultramaratonas mais duras do planeta, no deserto de Death Valley, nos Estados Unidos. Emocionado, o atleta fala sobre os planos para o futuro. “Sonhar todo mundo sonha. Basta ter oportunidade. Meu plano agora é voltar para a BR 135 no ano que vem concluir a prova na Categoria Solo Survivor”, disse Seabra.

leo seabra 2O treinador Carlos Gusmão avalia a segunda colocação como surpreendente! “Léo superou todas as nossas expectativas. Eu tinha feito um planejamento inicial para que a gente concluísse a prova com 35 horas, mas desde o início ele diminuiu as parciais que defini por distâncias. Passou em todas as cidades abaixo do tempo previsto, mas sempre de forma controlada, controlando a respiração, alimentação e hidratação para que ele pudesse concluir a prova dentro do planejado. Ao longo da prova, ele foi reagindo bem, apesar dos momentos de dificuldade – enjoos, náuseas, dificuldades alimentares, sono. Enfim, ele se superou e mesmo nos momentos difíceis não deixou cair o ritmo e concluiu todas as maratonas em menos de 6 horas e meia, o que deu esse resultado fantástico, em 31 horas. Leonardo correu o tempo todo, só caminhou nas ladeiras mais puxadas, fez uma prova perfeita e a equipe inteira trabalhou bem”, avalia Gusmão.

Logomarca-BR-135-Sobre a prova

A Brazil 135+ Ultramarathon é considerada a corrida a pé mais difícil do Brasil e uma das mais duras do planeta, com 10 mil metros de subidas e descidas acumuladas no trecho mais difícil do Caminho da Fé, na cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira. As categorias estão distribuídas em solo, revezamento, quartetos e duplas.

Após a largada na cidade de São João da Boa Vista, em São Paulo, a corrida passa por Águas da Prata (Pico do Gavião), Andradas, Serra dos Limas, Barra, Crisólia, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos de Moji, Estiva, Consolação, Paraisópolis, Luminosa e São Bento do Sapucaí.

A competição faz parte do circuito de eventos de ultra-resistência e de esportes radicais que inclui a Badwater Ultramarathon (no Vale da Morte, na Califórnia) e Arrow (conhecido como Inferno Gelado no norte de Minnesota). A corrida do no Brasil é a prova de qualificação (4 pontos) para a The North Face Ultra Trail Du Mont-Blanc, nos alpes franceses, e Western States Endurance Run, 100 Miles.

3 Replies to “Leonardo Seabra conquista 2º lugar da BR 135 e traz título inédito para o Espírito Santo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *