Sol? Chuva? Ventos fortes? Confira a previsão do tempo para Corrida da Água Fortlev!

Os corredores que vão disputar a Corrida da Água Fortlev, na Serra, vão encarar, além dos 21km, 10km e 5km de percurso da prova, sol e muito calor, na manhã deste domingo (12), segundo previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o meteorologista, Pedro Pantoja, não há previsão de chuva para a Grande Vitória no final de semana. A temperatura máxima na região ficará, ao longo de todo o dia, entre a máxima de 34° e a mínima de 22°. Para o município da Serra, especificamente, sem previsão de chuva.

Enquanto os corredores ainda estiverem em casa, tomando aquele café da manhã reforçado, a temperatura estará amena de aproximadamente 20 graus. A previsão do tempo do Incaper indica ainda que no horário da largada, em frente à Fábrica da Fortlev, às 6h55, os termômetros vão marcar em torno de 25º.

“A tendência da previsão e de que as temperaturas estarão oscilando entre 25º e 26º graus. Com a combinação de fatores ambientais, o padrão de umidade relativa do ar na Serra é baixa nesse horário de largada e a sensação de calor deve ser de 28ºC”, explica Pantoja.

Mas uma previsão é favorável aos atletas! Quem se preocupa com a força do vento, outro desafio temido pelos corredores da prova além do calor, pode ficar tranquilo! Não há previsão de ventos fortes entre às 7 horas e 9 horas da manhã de domingo. A velocidade das rajadas prevista é de, no máximo, 7km/h, o que é considerado bem fraco.

Durante a primeira hora de prova, quando os corredores dos 5km já estiverem concluído a prova, os de 10km terminando o percurso e os de 21km na metade, os termômetros estarão marcando 27°C e a sensação térmica será de 33°C. Ufa!

Por volta das 9 horas, duas horas após a largada, para esquentar a chegada de quem encara a Meia Maratona, a temperatura deve estar um pouquinho mais elevada e o sol aparece entre nuvens. “Com duas horas de prova, os termômetros terão temperatura aproximada de 30°C, com sensação térmica de 32°C, porque a umidade relativa do ar estará em 55%”.

Ou seja, ao longo do percurso da prova, os corredores poderão ter a sensação de abafamento e de exaustão. A minha dica é exagerar no protetor solar, beber bastante água antes, durante e após a prova, usar uma viseira e se proteger ao máximo do sol. Ótima prova a todos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *