Dicas da Nutri que Corre: “Corro, corro e não emagreço. Por quê?!”

Estava observando nas duas últimas corridas de 21km que participei, que muitas buscam o esporte como fator de qualidade de vida ou motivos diferentes, como superação e etc. Mas pode-se dizer que uma boa parcela tem como objetivo final perder peso. Outras buscam apenas qualidade de vida, mas a grande maioria quer, no mínimo, reduzir percentual de gordura. 

run-scale-weightPorém, nem sempre isso ocorre. Ou melhor, muitas vezes, isso não ocorre. Como uma atividade que queima tantas calorias pode ter um efeito tão insignificante na perda de peso? Simplesmente porque as pessoas fazem algumas coisas erradas!

Existem alguns fatores que podem, sim, não só atrapalhar a perda de peso, como fazer o efeito contrário. Correr sempre devagar, assim como correr exageradamente, carga excessiva de atividades na semana, pular treinos e tentar compensar depois, ou ainda apenas trabalhar com treino aeróbico e não introduzir a musculação, são alguns desses fatores.

Sem falar dos problemas hormonais, que podem também atrapalhar a perda de peso. Uma coisa que os corredores nem sempre dão importância é a realização de exames laboratoriais e cardiológicos antes de iniciar qualquer atividade física e de reeducação alimentar. A nutricionista pode, e deve, solicitar exames aos pacientes antes de iniciar o acompanhamento e introduzir ou retirar qualquer tipo de alimento na dieta.  Exija isso quando for à uma consulta. E atenção: exames antigos podem mostrar resultados falsos. Cuidado! Exija tudo atual.

correr para emagrecerComer demais ou comer errado. Como anda sua dieta?
Acelerar o passo, evitar lesões, variar o treino e fazer musculação não terão efeito na redução de peso, caso você coma demais. O problema é que a maioria de nós não leva em consideração o balanço calórico (calorias ingeridas x calorias gastas), ou fazem isso de forma errada.

Manter um diário alimentar por alguns dias pode ser importante na perda de peso, pois você verá o quão fácil o consumo calórico sobe de acordo com o que você ingere e quão difícil é gastar aquele montante de calorias no treino. Com certeza, isso irá lhe tirar do círculo vicioso de treino. Mas nada de ficar contando calorias e pulando refeições importantes, ou substituir as mesmas por “shakes”. O ideal é o equilíbrio alimentar.

Outro fator que sabota a perda de peso da maioria dos corredores é a utilização errada de suplementos, principalmente os pós-treinos e durante as provas. Vejo corredores consumindo sachês de gel em excesso no decorrer das corridas.

A maioria dos que correm para perder peso não se desgasta tanto a ponto de precisar reabastecer imediatamente, após o exercício ou durante. Isso só será necessário para atletas de alto rendimento. O exercício é um inibidor de apetite temporário e se o seu objetivo é criar um déficit calórico você deve aproveitar isso.

O que vejo muito é o excesso de suplementação para uma prova de 10km a 16km. Já cheguei a observar seis sachês de gel em 16km de prova.

Lembrando: suplemento energético tem calorias iguais ou até mesmo superiores a alimentos comuns, por isso, se consumidos em grande quantidade, sim, eles vão atrapalhar a perda de peso. Não é o suplemento que vai melhorar seu rendimento físico e sim o trabalho de fortalecimento, treinos e nutrição em longo prazo.

Para treinos ou corridas abaixo de 10km não existe a necessidade de suplementação extra. Consuma alimentos corretos e faça um bom café da manhã! Eles vão dar um excelente suporte para brilhar nos km escolhidos.

O ideal é planejar sempre, escolher a corrida alvo e iniciar musculação e treinos associados a planejamento alimentar. Para isso, o acompanhamento de um educador físico e um nutricionista é de extrema importância, pois controlar a sua dieta é uma ótima forma de mexer com o ponteiro da balança.

Perder peso pode ser resumido em uma fórmula simples: basta gastar mais calorias do que você consome.

Weight_Management-512Saiba quais são os alimentos que podem mascarar sua perda de peso:
Ter uma alimentação saudável não significa que você irá emagrecer. Existem alimentos que são super saudáveis e altamente calóricos. Isso vale também para a forma de consumo. Por exemplo, tomar suco de laranja pode engordar mais do que chupar a fruta. Isso ocorre porque, para fazer o suco, você irá usar uma quantidade maior de laranjas do que normalmente chuparia.

O açaí é um dos alimentos mais energéticos e está sempre muito voltado aos atletas. Sim, super indico, pois é rico em vitaminas e antioxidantes que auxiliam em todo o treino. Porém, é um alimento com muitas calorias e, se consumir diariamente, pode sim atrapalhar a dieta e inclusive ganhar peso, mesmo treinando para aquela tão sonhada maratona.

Esses e outros detalhes da nossa alimentação passam geralmente despercebidos e na conta do balanço energético fazem uma enorme diferença. O ideal é consultar um nutricionista que irá montar uma dieta adequada para emagrecer. O que não significa dieta de fome! Fazer dieta nem sempre é sofrimento!

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Imagens que ilustram o post: Uploaded by: Wikivisual | Foto destaque: Montagem com imagem da Runners World.

2 Replies to “Dicas da Nutri que Corre: “Corro, corro e não emagreço. Por quê?!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *