Dicas da Nutri que Corre: Antes e depois da corrida e da reeducação alimentar

Expliquei no post “Corro, corro e não emagreço. Por quê?!” quais os erros cometidos pelos corredores – na alimentação e nos treinos – que atrapalham a perda de peso. Hoje, trago três exemplos de atletas que corrigiram os erros com a orientação da nutrição, mudaram de vida, melhoraram suas performances e perderam peso graças à reeducação alimentar.

Leia os relatos de Bernardo, Margarida e Welder:

Bernardo

“Quando decidi ter qualidade de vida com saúde e boa forma, aprendi que necessariamente precisamos nos apoiar no tripé: TREINO, DESCANSO E ALIMENTAÇÃO. Falando em alimentação, o papel da nutricionista tem sido de fundamental importância em minha vida. Não apenas para quem quer emagrecer, mas para ter qualidade para o resto da vida. Uma alimentação bem orientada muda toda sua rotina, melhora o organismo, dá disposição para encarar o dia-a-dia agitado, melhora a qualidade do sono e nos enche de energia para os treinos. Enfim, poderia escrever um livro falando dos benefícios de ter um profissional de alta qualidade. E foi seguindo essas orientações que com saúde consegui chegar ao peso ideal e evolução nas corridas que me proponho a fazer”.

– 30kg! Bernardo de Viana Andrade, 38 anos, ultramaratonista, treina com a equipe O2 Fit e vem se desenvolvendo e melhorando a cada dia.

Margarida Menezes

“Quando me vi no espelho com 84 quilos levei um susto. Me sentia enorme e infeliz. Sentia-me sempre com cansaço extremo e não conseguia executar algo com facilidade. Tentei alguns métodos para a perda de peso e, inclusive com medicação, porém quando parava de consumir, recuperava o peso perdido. Então, procurei uma nutricionista e iniciei uma reeducação alimentar junto com atividade física para emagrecer e buscar saúde. Hoje sou outra pessoa. Tenho um humor maravilhoso, consigo executar tarefas do dia a dia e atividades físicas (corro, nado e faço musculação). Me sinto disposta e minha auto-estima é muito melhor, me acho muito mais bonita. Hoje, com 69 quilos, a reeducação alimentar me ajudou muito na recuperação dos treinos e na fadiga. Agradeço muito à nutrição que não me deixou desistir e busca sempre o melhor”.

– 15kg! Margarida Menezes, 38 anos, Ultramaratonista, treina com a equipe NR, perdeu gordura absurda e ganhou qualidade de vida.

Welder Inácio

“Com o acompanhamento de uma nutricionista venho fazendo uma reeducação alimentar e auxiliando na redução de pesos e medidas, que acho de grande importância. Hoje, além da reeducação alimentar, tenho auxílio na suplementação para realização dos meus treinos, sempre para atingir meus objetivos propostos. A nutrição vem me ajudando em cardápios específicos para cada prova e, assim, com melhores rendimentos durantes treinos e provas. Com a perda de peso, tudo ficou melhor. Até uma corridinha na esquina tinha dificuldade. Hoje concluo minhas provas muito bem, além de ter melhorado meu sono e a minha qualidade de vida de forma geral”.

– 20kg! Welder Inácio, 26 anos, ultramaratonista, faz parte da equipe Ultra Sports. O corredor fez a troca mais perfeita: gordura por massa magra!

Como a nutrição ajudou a vida deles? A atividade física é fundamental no processo de emagrecimento. Entretanto, se a alimentação não estiver regulada, todo o esforço pode ser em vão. O exercício apenas não é muito eficiente para a perda de peso. Ele ajuda na troca de gordura por massa magra, além disso, ao realizarmos atividades físicas, nosso apetite aumenta, neutralizando o déficit de calorias.  

Os resultados de uma recomendação alimentar de um especialista em nutrição são matemática pura. O nutricionista calcula, de cabeça ou no papel, quantas calorias a pessoa precisa por dia e, assim, prescreve um plano baseado nesse número. Ou seja, se a dieta não for corretamente seguida, não há como garantir resultados!

Em alguns momentos, recebo queixas de pacientes: “Sigo a dieta, porém não estou vendo resultado”. Claramente, sabemos que ou o paciente realmente não está seguindo conforme planejado ou solicitamos novos exames e investigamos se algo não está bem.

Isso não quer dizer que algumas “escapadinhas” não sejam permitidas. Damos a liberdade para que o paciente coma um sorvete, um lanche… Mas uso sempre o termo “troca saudável” e questiono se realmente todas as calorias de uma lata de refrigerante vale a pena.

Mas é fundamental que não seja em excesso e, além disso, o tamanho das refeições e o tempo entre elas devem ser respeitados. Mesmo com essas condições favoráveis, muita gente desiste do plano alimentar com certa facilidade. O comprometimento é o principal fator! Não existe vitória sem dor. A verdade é essa!

A reeducação alimentar é para sempre e, por isso, não pode ser radical. É o equilíbrio do consumo de absolutamente todos os alimentos.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

One Reply to “Dicas da Nutri que Corre: Antes e depois da corrida e da reeducação alimentar”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *