Dicas da Nutri que Corre: Páscoa do corredor tem chocolate, sim! Conheça os benefícios do cacau

Hummmm… Cheirinho de Páscoa no ar! Nessa época, o chocolate vira amigo eterno do corredor. Além de quantidades de calorias extras, esse alimento pode ter muitos benefícios. O cacau é fonte de magnésio e triptofano, nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Além disso, contém antioxidantes que auxiliam na redução do envelhecimento precoce. Para o corredor, ele é uma excelente fonte de energia para ser consumida antes ou até mesmo durante os treinos de longa distância.

Além de melhorar o humor, também atua na regulação do sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e funções intelectuais. Quando a pessoa está de mau humor, uma das causas pode ser a baixa concentração da serotonina, o que também acarreta na dificuldade para dormir e na vontade de comer o tempo todo. Porém, tem que valer muito a pena o consumo da quantidade de calorias.

O melhor chocolate é o cacau a 60% a 80%, porque ele é rico em substâncias chamadas de polifenóis, entre eles, flavonoides com poderosa ação antioxidante. Ajuda na vasodilatação sanguínea, que junto com as outras ações podem prevenir doenças cardiovasculares. Tem comprovada ação anticarginogênica (devido aos polifenóis).

Do cacau também pode-se obter o extrato vegetal composto por ácidos graxos e contém uma excelente propriedade no que se diz respeito à hidratação, pois ele evita o ressecamento da pele e a perda de água, assim, quanto mais cacau tiver o chocolate melhor hidratação.

Porém, seu sabor nem sempre é muito apreciado, nesse caso temos algumas opções para substituir o chocolate:

Alfarroba-em-póAlfarroba – É originária da costa do Mediterrâneo e se parece com a vagem de feijão, apesar de ter uma cor marrom escura e sabor adocicado. O alimento é usado na indústria como uma substituição saudável do cacau na produção de chocolates. A alfarroba é rica em antioxidantes, substâncias capazes de combater os radicais livres e retardar a degeneração celular. Tem vitamina A, nutriente essencial para o crescimento dos ossos e dentes; vitamina B1, que cuida do sistema nervoso, dos músculos e do coração; além de vitamina B2, responsável por extrair energia dos alimentos para o corpo. Além do potencial nutritivo, o alimento ainda pode ser consumido por quem tem alergia ao cacau e por quem é intolerante à lactose e ao glúten. Além disso, ainda não contém estimulantes, como a cafeína. Por ser naturalmente doce, a alfarroba não contém açúcar e é ótima opção de doce para quem está de dieta.

Untitled71-830x360Oleaginosas – Pode-se comer uma castanha, uma noz e um damasco ou uma ameixa preta, duas amêndoas e uma castanha de caju. Além de fazer bem à saúde, elas são deliciosas!

Cacau em pó – A dica é fazer um achocolatado batendo leite desnatado com gelo. Se quiser, pode até colocar adoçante. A opção é menos calórica do que o chocolate, um pouco mais amarga, mas a boa notícia é que possui propriedades oxidantes, que ajudam na melhora do aspecto da pele. Também possui mais fibras, ótimo para quem quer emagrecer. Pode bater com abacate para melhorar o sabor.

receita-termogênica-banana-com-aveia.-SEM-CALORIASBanana – A fruta proporciona o mesmo efeito de euforia que o chocolate e, por isso, satisfaz a necessidade química. Para quem não quer comer apenas a banana, basta incrementar adicionar um pouco de canela e esquentar nas micro-ondas.

Gostou das opções menos calóricas para substituir o chocolate? Confira a receita! 

mousse de abacate com cacauFalso mouse de chocolate:

 INGREDIENTES:
– 1 abacate pequeno maduro
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– Mel ou açúcar mascavo ou demerara à gosto

 MODO DE PREPARO:
Bater todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador. Levar para gelar e servir.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *