Treinão da Fé vai reunir corredores para percorrer os 13km da Romaria dos Homens

“Andá (corrê) com fé eu vou
Que a fé não costuma faia
Oh Minina!
Andá (corrê) com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá…”

Já virou tradição! Um grupo de corredores capixabas volta a se reunir, na noite do próximo sábado (22), para o “Treinão da Fé”, cujo objetivo é percorrer, correndo, os 13 quilômetros da Romaria dos Homens, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.

O treino de corrida terá largada, no Parque Moscoso, minutos antes da saída dos romeiros da Catedral de Vitória. A concentração dos corredores começa a partir das 17h30, na entrada principal do Parque Moscoso. A largada será às 18h30, meia hora antes do início da caminhada religiosa que reúne milhares de devotos de várias cidades brasileiras.

O percurso é de 13km do centro de Vitória, passando pela Segunda Ponte, percorrendo toda a extensão da avenida Carlos Lindenberg, passando pelo centro de Vila Velha até chegar ao Parque da Prainha, aos pés do Convento da Penha, em Vila Velha.

Para participar, cada participante do Treinão da Fé precisa levar sua hidratação, ir de camisa branca e, se possível, levar uma lanterninha. Também é necessário ter atenção com relação a segurança no trânsito, já que a largada acontece minutos antes do início da romaria, algumas ruas e avenidas ainda não estarão interditadas. Portanto, pode ser necessário que os corredores passem por cima de calçadas.

Uma das incentivadoras do Treinão da Fé, Gabbi Machado, ressalta que o treinão não faz parte da programação oficial da Festa da Penha. “Não tem medalha, não tem troféu e não é um evento de corrida. O Treinão da Fé é realizado para reunir amigos, com o propósito de renovar a nossa fé”.

A Romaria dos Homens

Foto: Everton Nunes
Foto: Everton Nunes

A caminhada da fé, realizada há 56 anos, começa quando os sinos da Catedral Metropolitana de Vitória tocam, às 19 horas da noite do primeiro sábado após a Páscoa. Inicialmente criada para estimular a participação masculina na Festa da Penha, hoje é a maior procissão de homens do Brasil. Nos últimos anos as mulheres passaram a também participar. Os mais de 700 mil romeiros caminham por 13 quilômetros, saindo da Catedral Metropolitana, às 19h, até o Parque da Prainha, quando às 23h30 tem início a celebração eucarística.

Outras romarias acontecem durante toda a programação da Festa da Penha: a das Mulheres; a Procissão Marítima, que mantém viva uma das mais antigas formas de acessar o Convento: partindo da Ilha das Caieiras, em Vitória, e chegando pelo mar à Prainha; dos Motociclistas; dos Cavaleiros; dos Ciclistas; das Pessoas com Deficiência; dos Militares; e das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus.

Ao longo dos nove dias, cerca de 2 milhões de pessoas devem participar da festa, que é o maior evento religioso do Espírito Santo. De acordo com o guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, a festa é uma forma dos fiéis manterem um relacionamento com Deus por meio de Maria. “Quem participa desta devoção, como é a Festa da Penha, vem ao encontro da graça, de Maria, que é o ser humano perfeito que nos leva a Cristo. É uma multidão de pessoas com experiências individuais de encontro com Deus”, destaca o frei.

22 de abril – nome do treinoTreinão da Fé na Romaria dos Homens da Festa da Penha

Horário

Horário: 17h30 (concentração) 18h30 (largada)
LocalSaída: Parque Moscoso, no Centro de Vitória
PercursoPercurso: 13 km

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *