Dicas da Nutri que Corre: 10 alimentos que podem melhorar o seu treino!

potato-sweet-food-vegetable-autumn-thanksgiving-5121- Batata doce:  Ela tem baixo índice glicêmico, vitaminas A e do complexo B, potássio, ferro, fósforo e antocianinas, que maximizam a reposição do glicogênio, além de reforçar o sistema de defesa do organismo. Considerada melhor que a mandioca, ela também ganha em fibras e cálcio, é riquíssima em proteína, fósforo e potássio. Além disso, estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica do que a inglesa, a doce ajuda a emagrecer.

nuts_seed_fruit-5122- Castanhas: Elas são fontes de aminoácidos triptofano, que participa na produção da serotonina, neurotransmissor que levanta o humor e atua na regulação do apetite. Nozes, castanha e amêndoas são ferramentas da hipertrofia e da dieta para quem quer emagrecer. Elas são ricas em óleos exatamente em magnésio, zinco e vitamina E, entre outros minerais e também proteína. Sendo que os minerais em si já farão o serviço de manutenção de massa muscular e produção de testosterona, além de melhorarem, a circulação sanguínea e saúde das células, sendo o zinco um ótimo antioxidante.

Chocolate-5123- Chocolate meio amargo: Uma barrinha de 30g da versão meio amarga por dia ajuda a quem precisa daquele pique extra. Isso porque o cacau inibe a degradação da anandamida, uma substância fabricada pelo próprio organismo e que tem a ação semelhante à das endorfinas: garante o bem-estar, felicidade e disposição. Indico uma pequena porção de chocolate amargo por dia, pois contem substâncias que agem nos receptores do cérebro responsáveis por dar o desejo de comer doce.

Ui-45-5124-Açaí: Essa fruta é sinônimo de energia, porém tem muitas calorias. A maior vantagem do açaí para quem quer emagrecer é a sua propriedade de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico. Essa vantagem só é aproveitada, no entanto, se você levar uma vida ativa, do contrário, toda essa energia extra acabará trabalhando contra você e se acumulando onde você não quer! Comendo com moderação, você só sai ganhando: além de pique no ato, o açaí é rico em antocianinas (com função antioxidante), fibras e ômegas 3 e 6, gorduras boas que ativam o metabolismo e, por isso, ajudam a quem quer emagrecer.

food_Spinach-Vegetable-Plant-Leaf-Herb-2-5125- Espinafre: O nitrato nessa folha age na mitocôndria melhorando o funcionamento das células e evitando o desperdício de energia principalmente durante a atividade física. O mesmo nutriente está presente na beterraba. O espinafre contém fibra (2,2 g./100 gr.), contém gorduras insaturadas e fornece muito poucas calorias (22 cal/100 gr.). Além disso, aumenta a saciedade, permite a purificação do corpo e estimula a produção de urina (devido ao seu elevado teor de potássio). Sem mencionar seu alto teor de ferro e vitamina C, dois nutrientes importantes para saúde.

cranberry-berry-thanksgiving-fruit-5126- Frutas vermelhas: Os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas previnem o envelhecimento das células e aumentam a renovação pós-atividade física. Já com o maquiberry, ela tem nada mais nada menos que o dobro de fenóis do cranberry e três vezes mais do que a groselha negra. Além de favorecerem a perda de peso, são refrescantes, ajudam a desinchar e a manter o corpo em forma. Com esses itens na mão, malhar mais de 15 minutos por dia vai ser um prazer. Além disso, esse tipo de alimento ajuda na produção de serotonina e dopamina, que são responsáveis pelo controle do humor, sensação de bem-estar e prazer.

matcha_hot_tea-5127- Chá verde: Bebida de baixa caloria e com cafeína, que acelera o metabolismo e aumenta o uso da gordura como fonte de energia. Porém, cuidado, trata se de um estimulante mais forte e seu consume deve ser acompanhado pela nutricionista.

spring_work-09-5128- Ovo: São ricos em nutrientes como tiamina, riboflavina, folato, vitaminas B6 e B12, essenciais para a produção de energia. Como não causa picos de açúcar ou insulina no sangue, faz com que se torne uma fonte de energia mais estável. O ponto forte é: trazer energia para os músculos. Mas seu consumo não deve passar de 3 unidades ao dia.

Bananas-5129- Banana: Considerada um anabolizante natural por muitos corredores, a banana é rica em potássio, fibras e minerais e possui baixo teor de gordura. Por esta razão, ela é indispensável para a produção de energia, além de ajudar na função muscular. Além de evitar câimbras, ela é ótima para consumir no pré e no pós-treino. No pré-treino, ela ajuda a estocar carboidrato e, no pós-treino, auxilia a recuperar o potássio perdido na corrida.

369_-_Pepper-51210 – Pimenta Vermelha (Capsaicinas): 3 a 4g por dia em temperos em pratos quentes e saladas. Estimulante, aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade intestinal. Alguns estudos mostram redução na ingestão alimentar e aumento do gasto energético após as refeições que contenham pimenta. Se você é do tipo que não gosta do sabor, uma dica: ela pode ser prescrita sob a orientação nutricional em capsulas, efeito termogênico excelente.

Lembre-se que todo alimento deve ser cuidadosamente introduzido na dieta de maneira correta e o equilíbrio alimentar é a fonte para o resultado perfeito. Não adianta comer apenas na véspera ou no dia da prova.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *