Dicas da Nutri que Corre: “Pílula do exercício” faz com que ratos corram 70% mais. Será?

Já imaginou ao acordar, ao invés de se preparar para 1 hora de corrida, você consumir uma única pílula que irá auxiliar na queima de gordura?

Hoje o assunto do momento é a “pílula que queima gordura” sem precisar praticar atividade física. Pois esse sonho, compartilhado por muitas pessoas, está prestes a ser realizado ou na tentativa. Cientistas da Instituto Salk para pesquisas biológicas, na Califórnia, Estados Unidos, criaram a “pílula do exercício”, que impede que o açúcar seja uma fonte de energia no músculo durante o exercício – efeito causado durante atividade física intensa.

A droga tem sido testada em camundongos e, caso seja comercializada, será destinada a pessoas com dificuldades de mobilidade e que precisam emagrecer.

Entenda como funciona: Sabe aquele momento em que você “quebra” na corrida? Quando chega a certo ponto da prova e sente a sensação de exaustão na qual é impossível continuar? O treinamento regular favorece a resistência ao promover alterações na forma como o organismo consome energia, como aumentar a queima de gordura. A pílula promete fazer isso sem a necessidade de treinamento tão intenso. Além de melhorar a resistência de atletas, cientistas esperam oferecer benefícios da atividade física a idosos, obesos mórbidos ou pessoas com problemas graves de saúde ou mobilidade limitada.

No experimento, os cientistas deram a um grupo de camundongos sedentários doses maiores do GW e pelo dobro de tempo do que nas experiências anteriores, enquanto outro grupo de animais também sedentários não recebeu nada e serviu como controle.

rato
“Pílula do exercício” faz com que ratos corram 70% mais

Em uma espécie de esteira, os camundongos do grupo de controle conseguiram correr durante cerca de 160 minutos, antes de desabarem de exaustão quando o nível de glicose ficou abaixo de 70 miligramas por decilitro (mg/dl). Já os animais que receberam a droga correram por 270 minutos, um período aproximadamente 70% maior, antes da exaustão até o mesmo nível de glicose.

Segundo os pesquisadores, a ativação do gene PPARD com a utilização do composto afetou o funcionamento de outros 975 genes nos músculos dos camundongos, suprimindo ou estimulando seu funcionamento.

Os genes que tiveram sua atividade aumentada foram justamente os que regulam a quebra e a queima de gorduras pelas células musculares, enquanto os que foram “desligados” estavam envolvidos principalmente no controle do metabolismo de carboidratos para conseguir força, “economizando” a glicose para ser consumida pelo cérebro, como o corpo faz quando enfrenta situações que exigem grandes gastos de energia.

Lembrando que a intenção de prática regular de atividade física não consiste apenas em queima e perda de gordura, e sim em um quadro enorme de benefícios como: melhora da circulação sanguínea, respiração e ganho de massa muscular, além do estado psicológico e, claro, relacionamentos.

Enquanto aguardamos novos estudos… Acredito ainda que o processo de equilíbrio alimentar e atividade física (velhos e bons) ainda são muito mais benéficos e saudáveis e estão ligados ao prolongamento da vida e do ganho de saúde.

Indico ainda os 10 passos da alimentação saudável promovidos pelo Ministério da Saúde e a pirâmide alimentar como a base para seguir uma alimentação correta.

  • Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
  • Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
  • Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
  • Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
  • Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de sal e açúcar.
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
  • Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  • Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

imc_calcularVeja aqui se você está com um peso saudável:

Se você tem entre 20 e 60 anos, veja no quadro abaixo o seu IMC (Índice de Massa Corporal). Para calcular, divida o seu peso, em quilogramas, pela sua altura, em metros, elevada ao quadrado.

IMC = _____ P (Peso)______ A2 (altura x altura)

IMC (kg/m²) ESTADO NUTRICIONAL
Menor que 18,5
 – Você está com baixo peso
18,5 a 24,99 O seu peso está adequado
25 a 29,99 Alerta: sobrepeso
Maior que 30 Alerta – Acima de 35 obesidade.
REFERÊNCIAS: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Série Temática: “Os 10 Passos para a Alimentação Saudável”- Alimentação saudável para todos.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *