1 mil corredores capixabas participam da Maratona do Rio de Janeiro no domingo

Aproximadamente 1 mil corredores capixabas participam, no próximo domingo (18), da 15ª edição da Maratona da Cidade do Rio de Janeiro, que vai reunir, ao todo, mais de 33 mil pessoas de 47 países. O Espírito Santo é o 7º estado brasileiro com o maior número de inscritos na prova que tem um dos percursos mais lindo do mundo!

Ao todo, serão três provas: Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro (42km), Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro (21 km) e Family Run Smart Fit (6Km). 

São Paulo ocupa a segunda colocação, atrás do Rio, com quase 23% dos participantes da prova. Em terceiro, vem o também populoso estado de Minas Gerais, com mais de 9% dos inscritos. Já o Espírito Santo possui 2.8% do total de inscritos. Entre os capixabas, 59% são homens e 41% são mulheres.

Depois do Brasil, a Argentina é o país com o maior número de representantes (cerca de 600 corredores), seguida pelo Chile (aproximadamente 200). A lista conta ainda com corredores dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Japão, China, Cingapura, Rússia e Croácia, entre outros.

Mulheres são maioria nos 21km e nos 6km – Outro dado que chama atenção é o crescimento do número de participantes do sexo feminino ao longo dos anos. Hoje, elas são maioria tanto na Meia Maratona (55%), quanto na Family Run (67%). No total, respondem por 47% dos inscritos no evento. Na Maratona, elas representam 29%.

A Terceira Idade também marca presença no evento –  6% dos participantes nas três provas têm mais de 60 anos. E não pense que essa galera quer moleza. Vinte e oito por cento deles participarão da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro. Daqueles com mais de 60 anos que correrão a prova de 42km, 82% são homens.

Os números do evento são grandes em todos os sentidos. Serão mais de 558 mil copos de água, 210 mil frutas, 2.800 colaboradores no staff, 250 profissionais de saúde e mais de 250 ônibus para transporte dos inscritos. A Maratona do Rio movimenta mais de R$ 200 milhões na economia do município, com alta taxa de ocupação hoteleira, e ainda integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro.

Percurso – A prova de 42km terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona Olympikus (21km) será às 6h45 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca; e a da Family Run Smart Fit (6 km) acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima. Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz Lima.

Inscritos por prova:
Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro – 42km – 11.500 participantes
Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro -21km – 13.500 participantes
Family Run Smart Fit – 6km – 8.000 participantes
Total: 33 mil pessoas

Os países com mais representantes:
1º Brasil
2º Argentina
3º Chile
4º Uruguai
5º Estados Unidos 

Os estados brasileiros com mais representantes:
1º RJ – 35%
2º SP – 23%
3º MG – 9%
4º DF – 4%
5º CE – 3,5%

Entrega de Kits começa na 5ª feira e termina sábado A organização do evento ainda realiza a maior feira do mercado de corrida do Brasil, a Expo Rio Run, junto à entrega de kits da prova. O evento recebe representantes do mercado de corrida, envolvendo desde o setor de material esportivo até o de suplementação e alimentação com novidades e produtos especializados. A Expo Rio Run acontece três dias antes da corrida, 15, 16 e 17 de junho, junto à entrega de kits. São esperadas mais de 40 mil pessoas no Centro de Convenções Sul America. Além de mais de 25 expositores com novidades do mercado de running e fitness, o público também poderá assistir diversas palestras. Tudo com entrada gratuita.

Horário de funcionamento da Expo Rio Run –  15 a 17 de junho
15/06 – Quinta feira- 10h às 19
16/06 – Sexta-feira – 10h às 20h
17/06 – Sábado- 8h às 17h
*Entrada Gratuita

Confira a programação de palestras gratuitas:

15/06 – Quinta-feira

11h – Estratégias da Prova com o Time de Especialistas da Maratona
Fabíula Schwartz – Médica cardiologista, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e uma das médicas da equipe de saúde da Maratona do Rio desde 2010.
Roberta Lima – Nutricionista da seleção olímpica de judô desde 2003.
Sérgio Maurício – Médico e ortopedista formado pela UFRJ e cirurgião de joelho formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Vanessa Protásio – Mental coach e Psicóloga clínica formada pela PUC-Rio e maratonista profissional há 33 anos.
Medição – Carla Gomes – Gestora de conteúdo do Canal Eu Atleta.

14h – Histórias para Contar – 15 anos de Maratona do Rio
João Traven – Figura-chave na revitalização e crescimento das corridas de rua no Rio de Janeiro e no Brasil.
Rodrigo Rocha – Corredor, pai do pequeno corredor especial Biel.
Mediação – Vicent Sobrinho – Jornalista e corredor apaixonado pela Maratona do Rio.

16h – Hidratação antes, durante a depois da prova – Gatorade

16/06 – Sexta-feira

11h – Dicas, estratégias e superação com o time @30tododia
Marcio Puga, professor com mais de 30 anos de experiência, mais de 50 maratonas, mais de 100 meias maratonas.
Marcelinho Tavares, professor com mais de 25 anos de experiência, criador do método running class, diabético.
Professor Zimbrão, coordenador da academia Velox Fitness, mais de 25 anos de experiência, venceu um câncer com a atividade física.
Wagner Romão triatleta, atleta olímpico e panamericano de pentatlo moderno, professor de educação física.
Medição – Marcello Paiva– idealizador e CEO do portal de saúde @30tododia. Especialista em neurolinguística e fisiologia do exercício.

14h30 – Bate-papo com Marcio Atalla

Marcio Atalla – Professor de Educação Física com especialização em Treinamento de Alto Rendimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *