Pedra Azul sedia provas de trail run e recebe corredores turistas no maior festival de esportes off-road do mundo

Após um grande hiato no calendário de eventos nacionais, o Espírito Santo volta a sediar uma etapa de corrida de destaque no país. Depois de passar por Minas Gerais, São Paulo e Bahia, o XTERRA Brazil Rota Imperial desembarca em Pedra Azul, no município de Domingos Martins, Região Serrana do Estado, nos dias 26 e 27 de agosto.

Considerado o maior festival de esportes off-road do mundo, o evento reunirá milhares de atletas amadores e experts para um final de semana inteiro de pura adrenalina e belas paisagens. Ao todo, serão três provas de trail run, nas seguintes distâncias: 6km (Night Run), 21km, e 54km (Endurance), uma de Duathlon, duas de mountain bike: MTB Cup Pro (54 km) e MTB Cup Sport (27 km) e a XTERRA Kids, provinha infantil voltada para crianças de 1 a 13 anos de idade.

O evento oferece três opções de kits para as provas de trail com valores a partir de R$ 94,00. As inscrições estão abertas até o dia 24 de agosto e podem ser feitas através do site.

Evento explora lugares paradisíacos e atrai turistas

A etapa capixaba é a sétima edição do XTERRA Brazil Tour em 2017. Ao todo, serão 12 eventos em todo o país. A primeira foi na cidade de Conceição do Ibitipoca, interior de Minas Gerais, no mês de março. Em abril, passou por Ipatinga (MG) e Barra Grande (BA). Em maio, foi a vez da cidade de Ilhabela receber a etapa Brazil, principal edição do ano.

Além de proporcionar aos participantes experiências únicas em lugares paradisíacos, o evento ressalta os potenciais turísticos do Estado. De acordo com a organização do XTERRA Brazil, entre os 1 mil competidores inscritos, 10% são atletas de outros estados do país.

Entre os corredores turistas, estão Thiago Gurgel, de 36 anos, e Camilla Gurgel, 34, que viajam os 2 mil quilômetros entre o Rio Grande do Norte e o Espírito Santo para participar da modalidade Short Night Run (6 km). Casados há sete anos, os dois vão comemorar os 14 anos de namoro, correndo em meio à natureza. “Nós já moramos em Vitória há alguns anos, então a gente conhece um pouco. Já chegamos a fazer trilha em Pedra Azul e é, sem dúvidas, um dos lugares mais lindos que já vi. O Thiago deu a ideia de irmos competir no XTERRA de lá e não pensei duas vezes”, conta Camilla.

Com eles, vem o filho Guilherme Gurgel, de apenas cinco anos, para correr na modalidade kids do evento. “É uma viagem imperdível, um cenário paradisíaco e desde pequeno ele já está se habituando ao mundo das corridas, pois é saudável e gostoso demais. O pai dele só não é um atleta de elite porque sofre de canelite (inflamação do principal osso da canela ou tendões e músculos que o cercam). Vai que o Guilherme consegue ingressar nessa vida”, comenta Camilla.

Segundo a organização do XTERRA Brazil Rota Imperial, atletas de ponta também são esperados no evento em Pedra Azul. Com anos de experiência no XTERRA Brazil Tour, o triatleta Frederico Zacharias é uma das referências com presença confirmada no Espírito Santo. “Depois da minha estreia no XTERRA Brazil Tour em Ilhabela, a prova de Pedra Azul foi a que mais me surpreendeu. Primeiro pela beleza do local, mas principalmente pela dificuldade do percurso que, na minha opinião, foi o mais exigente até hoje em todo o circuito. Esta é uma etapa obrigatória para quem quer desafiar o seu próprio limite”, comentou.

XTERRA Rota Imperial
Data: 26 e 27 de agosto – Temporada 2017
Local: Pedra Azul – Domingo Martins (ES)
Percursos: 6km, 21km e 54km (Trail Run)
Informações e inscrições

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *