Africanos querem manter hegemonia e brasileiros tentarão recuperar o topo do pódio da Dez Milhas Garoto

Lado a lado na largada da Dez Milhas Garoto, na manhã do próximo domingo (03), estarão atletas etíopes e quenianos, que vão buscar manter a hegemonia africana, e brasileiros que tentarão recuperar o topo do pódio da maior corrida do Espírito Santo, o que não acontece desde 2010 no masculino e desde 2007 no feminino.

Giovani dos Santos é um dos favoritos a quebrar a hegemonia africana

Uma das atrações do Brasil é o mineiro Frank Caldeira, natural de Sete Lagoas (MG), que volta à competição depois de sete anos. Medalha de ouro no Pan do Rio de Janeiro, ele tem duas participações e duas vitórias na prova capixaba, e pretende repetir o bom desempenho mais uma vez.

Outro destaque também é de Minas Gerais, Giovani dos Santos, vice-campeão no ano passado. Pentacampeão da Volta Internacional da Pampulha (2012 a 2016), ele mostrou sua força ao vencer a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro no ano passado, temporada em que ficou com o vice na Maratona de São Paulo e foi, mais uma vez, o melhor brasileiro na Corrida Internacional de São Silvestre.

Os demais nomes fortes do Brasil no masculino serão José Marcio Leão, campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2017, Edmilson dos Reis Santana, vice na Maratona do Rio deste ano, Wellington Bezerra da Silva, bicampeão do ranking da CBAt, e Edson Amaro Arruda Santos, vice-campeão da 23ª Maratona Internacional de São Paulo.

Já no feminino, a paranaense Joziane Cardoso será destaque neste ano. Ela também vem brilhando nas últimas temporadas, com vitórias na Meia Maratona Internacional de São Paulo, Volta Internacional da Pampulha, entre outros. Em bom momento, ela tem tudo para brigar por mais um resultado positivo. Destaque também para as atletas Tatiele de Carvalho, melhor brasileira na última São Silvestre, a experiente Cruz Nonata.

Esther Kakuri desembarca no Espírito Santo de olho no pódio

Quênia e Etiópia confirmam destaques na prova

Africanos do Quênia e da Etiópia prometem dar trabalho aos brasileiros e lutar para manter o domínio na prova, considerada uma das mais importantes corridas de rua do país. Sem perder desde 2010, quando Marilson dos Santos garantiu o topo do pódio no masculino para o Brasil, os estrangeiros terão nomes fortes nesta edição da Dez Milhas Garoto.

As atrações serão os quenianos Paul Kimutai, bicampeão da Maratona Internacional de São Paulo (16/17) e vice na Volta da Pampulha do ano passado, e Kiprot Mutai, e os etíopes Demiso Gudeta, que fez 1h04 na 21K Addis Abeba deste ano e foi vice-campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, e Ebiso Kure.

Já entre as mulheres do exterior, que não perdem desde 2008, as corredoras confirmadas são as quenianas Esther Kakuri, quinta colocada na São Silvestre de 2016 e que fez 1h10min09seg na Meia Maratona de Stambul de 2017 e ainda venceu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano, e a etíope Lesle Birhanu, com 1h15min na 21k Addis Abeba 2016.

A prova
A 28ª Dez Milhas Garoto, uma das mais importantes e tradicionais provas do calendário nacional, terá largada a partir das 7h40 no domingo, na Praia de Camburi, em Vitória, e chegada em frente a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha.

A programação completa de largadas é a seguinte: a partir das 7h40, categoria Cadeirante (Masculino e Feminino) às 7h45, Elite Feminino; e às 8h, a Elite Masculino e demais categorias: Atleta com Deficiência, Pelotão (Faixa etária), Colaboradores e Atleta Capixaba.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *