Dicas da Nutri que Corre: Entre no clima natalino e aproveite os benefícios das oleaginosas

O Natal está chegando e podemos aproveitar muito os alimentos da época. As castanhas, por exemplo, são uma excelentes opções! Apesar de acompanharem doces e petiscos gordurosos, nessa época, as oleaginosas estão longe de comprometer a saúde. Ao contrário. Não é de hoje que a ciência investiga e comprova seus benefícios para o organismo.

Estudos sugerem que a ingestão diária de 67 gramas de castanhas e companhia, o que dá aproximadamente dois punhados, reduziria o LDL, o mau colesterol, em 7,4%. As concentrações de triglicérides chegaram a cair até 10%. Veja quantos benefícios:

A gordura monoinsaturada é um ácido graxo presente também no azeite de oliva e é responsável por varrer as moléculas de colesterol das artérias e nos proteger de infartos e derrames.

São ricas em ácido alfa-linolênico, substância capaz de proteger o coração em momentos de estresse agudo. Os altos teores de vitaminas B e E também ajudam a reforçar o sistema imunológico e evitar o problema.

De acordo com uma revisão de estudos da Harvard University, o consumo regular dos diferentes tipos de castanha pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Segundo os cientistas, o alimento ajuda a reduzir o mau colesterol, mas também é rico em arginina, aminoácido que se converte em óxido nítrico e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.

Pesquisa da American Association for Cancer Research sugere que o consumo regular de pistache pode prevenir o câncer de pulmão. Os mecanismos que oferecem a proteção extra ainda não estão confirmados, mas os pesquisadores acreditam que possa haver relação com a presença de uma substância chamada gama-tocoferol, espécie de vitamina E, no alimento.

Ricas em vitamina E, as castanhas são consideradas um verdadeiro alimento para o cérebro, ajudando a prevenir o declínio cognitivo que acontece com o passar dos anos. O amendoim, em especial, contém ainda boas doses de vitamina B, que melhora a saúde neural.

Ou seja, o consumo de castanhas e oleaginosas não deve ficar apenas para época do natal e sim para todos os dias.

#dicasdanutri – Receita de bolo de nozes integral com cacau

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;
  • 2 xícaras de chá de leite desnatado;
  • 1 xícara de chá de cacau em pó;
  • 1 xícara de chá de óleo de milho;
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara;
  • 1 colher de de sopa de fermento em pó;
  • 150 g nozes;
  • 3 ovos.

Comece aquecendo o forno em temperatura média. Unte uma forma redonda com um buraco no meio. Bata as claras em neve, acrescente as gemas, açúcar demerara, óleo de milho e continue batendo. Acrescente o cacau e bata por mais alguns minutos. Adicione a farinha misturada com o fermento e misture com uma colher sem bater. Adicione o leite quente e misture bem. Despeje na forma e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar e estar seco no meio. Desenforme quando tiver frio.

Nos vemos na pista!!
Bons treinos!
Bianca Passos


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *