Dicas da Nutri que Corre: “Não jaquei e estou feliz”. Inspire-se!

Em geral, as pessoas costumam meter o pé na jaca nas festas como Natal e Ano Novo e vão esticando isso até o Carnaval. Temos o hábito de falar que “o ano só começa após toda essa festança passar”, onde há as maiores tentações em relação às comidas gordurosas, doces e bebidas alcoólicas.

As famosas jacadas acontecem em festas de família, encontros com amigos, saídas para baladas e até mesmo quando se está em casa sozinha e bate aquele tédio e a sua amiga mais próxima é a geladeira. 

Pois então, se contarmos, após o carnaval (40 dias) vem a Páscoa, onde cresce absurdamente o consumo de chocolate e que normalmente se estica até todos os ovos acabarem. Já pensou que aí já estaríamos em abril e a idéia de jacar permanece?! Um susto né?!

Não sou contra o consumo alimentos fora da dieta. A idéia de engessar na batata doce e no ovo não me atrai nem um pouco. Pois a minha idéia é sempre passar para os pacientes que reeducação alimentar é a melhor saída para o equilíbrio alimentar. Todo mundo pode e deve comer de tudo, desde que isso não vire uma rotina!

Isso é normal? Depende de você. Quando há o controle das jacadas, a rotina de emagrecimento não fica prejudicada e a vida segue normalmente. Porém, se você transforma o hábito em uma rotina, você pode estar perdendo a chance de dar adeus aqueles quilinhos extra e, conseqüentemente, se distanciando ainda mais do sonho do corpo perfeito. Fora o aumento de glicose e colesterol.

Comer sempre de tudo na quantidade certa, no dia certo, no momento certo e pronto. No outro dia voltamos à rotina de alimentos saudáveis. Esse processo de dieta restrita e jacada podem trazer efeitos sanfona para nosso organismo. E já falamos aqui que o famoso engorda-emagrece não é nada saudável . Fora que depois de um longo período de comilança, bebida alcoólica e açucares fica muito difícil manter os treinos em dia. E voltar a treinar e ter o mesmo pique que tinha antes, o mesmo rendimento.

Isso acontece porque seu corpo está no chamado processo inflamatório que a quantidade de açúcar + álcool + gordura faz. Então inspire-se nessas duas guerreiras que não saíram da dieta e “não” meteram o pé na jaca e acredite: estão muitos felizes com o resultado”.

Meu nome é Bia Carvalhaes, sou mineira, veterinária, ultramaratonista de montanha tenho 41 anos. Todo fim de ano é a mesma coisa, vem as festas, vem a despreocupação com a alimentação e todo ano o arrependimento. No fim de 2017, resolvi fazer diferente, decidi não enfiar o pé na jaca e manter minha dieta prescrita pela minha nutricionista. Afinal, eu tenho uma prova em março e sei que o tempo fica curto para recuperar o desleixo de 1 mês inteiro. O primeiro motivo foi realmente a prova, uma maratona na trilha a gente leva em média 7 horas para completar, imagina correr com 2 ou 3 kgs a mais? Depois pensei em como todo ano isso acaba atrapalhando todo esforço que fizemos ao longo do ano e sim, em 1 mês a gente coloca tudo a perder. Mantive os treinos e a alimentação em quase 100% do tempo, apenas na ceia de natal e na ceia do réveillon me permiti um pouco de vinho e sobremesa. Foi a minha melhor decisão, pois ao retorno com a nutricionista em janeiro havia perdido 2% do meu percentual de gordura, estava forte e com os treinos em dia. Vale muito a pena o esforço que no final nem é esforço se você ama levar uma vida saudável, seu corpo agradece como um todo.

Meu nome é Ruth, tenho 37 anos, moro em Vitória. Sempre gostei de atividade física. Mas depois que tive meu filho e engordei 30 kilos não conseguia mais voltar ao meu peso. Foi aí que comecei a me preocupar com minha alimentação e me reeducar. Com o tempo, por incentivo da minha irmã Rachel, conheci a corrida, depois da primeira vez, não parei mais. Gosto de correr como forma de extravasar o estresse do dia a dia e por consequencia cuidar da forma física e da saúde. Participei da Dez Milhas Garoto e essa semana vou participar da Corrida da Polícia de Trânsito. Natal e Ano Novo são datas onde muitos aproveitam para meter o pé na jaca e comer além do habitual da dieta (alimentação saudável), mas quando temos foco, força de vontade e objetivo, conseguimos passar por essas datas sem sofrimento e sem exageros. Foi o que aconteceu comigo, a minha alimentação do dia a dia virou rotina e não senti nenhuma vontade e ou desejo que comer fora do habitual. Não me privo de nada. Mas substituo o industrializado e pelo natural, e sempre mesmo nos períodos de final de ano e de carnaval consigo manter minha alimentação e meus treinos. Aprendi com uma amiga que, “foco e determinação é o que nos leva a alcançar nosso objetivo e felicidade”.

Bons treinos!!


Bianca Passos Nutricionista Dicas da Nutri que CorreA seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, do Espírito Santo, Uphill, Buenos Aires, Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km), além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-2117

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *