Percurso da 1ª etapa do Campeonato Capixaba de Corrida de Rua é rápido, fácil e seguro

Rápido, fácil e seguro. Assim é considerado o percurso da 1ª etapa do Campeonato Capixaba de Corrida de Rua, que será realizada no próximo domingo (06), em Vitória. A largada dos 5km e 10km será dada às 7h30, na rotatória da avenida Norte Sul, em Jardim Camburi. De lá, os corredores – profissionais e amadores – percorrerão cerca de 2,5km ao longo de toda a extensão da rodovia, antes de retornarem para o mesmo ponto de largada. Os optantes da distância menor farão uma volta e dos 10km, duas voltas.

De acordo com o educador físico e organizador do evento, Bernard Grazziotti, o palco da corrida vai acirrar ainda mais a disputa entre os competidores que pretendem ser eleitos os mais rápidos do Espírito Santo após as três etapas do Campeonato Capixaba de Corrida de Rua. Além de garantir mais segurança aos atletas e reduzir os impactos no trânsito para pedestres e motoristas. 

“É um percurso extremamente rápido, com uma volta de 5km (vai 2,5km e volta 2,5km), totalmente asfaltado com um posto de hidratação para o percurso de 5km e três para o de 10km. Percurso totalmente seguro, sem compartilhamento com veículos”.

1ª etapa vai formar um pelotão de elite! Ao todo, o Campeonato Capixaba de Corrida de Rua será disputado em três etapas. Depois da estreia em Vitória, no dia 26 de agosto, a 2ª etapa acontece em Domingos Martins, durante a 7ª Corrida Cidade do Verde, prova tradicional realizada na região de montanhas do Espírito Santo. A 3ª etapa, que encerra a competição com a consolidação dos atletas mais rápidos nas distâncias de 5km e 10km, será no dia 16 de dezembro, em Vila Velha, com largada e chegada no Boulevard Shopping.

E é neste domingo, durante a 1ª etapa, que será formado um pelotão de elite com os primeiros colocados na categoria geral. Ou seja, em Domingos Martins e Vila Velha, os atletas melhores colocados terão uma numeração de peito diferenciada e um lugar garantido e bem posicionado na linha de largada. “A numeração dos atletas na segunda e terceira etapa da categoria elite vai ser representada de acordo com a sua colocação no campeonato. Se ele ficar em primeiro lugar na primeira etapa, seu número será o 1, na segunda etapa. Isso vai facilitar a visualização dos atletas de elite ao longo do percurso e permitir uma maior interação do público com os atletas melhores colocados”, explica Bernard.

Circuitos planos na Grande Vitória e altimetria em Domingos Martins – Com a competição subindo a serra capixaba na 2ª etapa, os atletas ganham um diferencial nos percursos de 5km e 10km, como explica o organizador do Campeonato Capixaba de Corrida de Rua.

“Aqui na Grande Vitória, a ideia é que os percursos sejam no formato de circuito, ou seja, uma volta de 5km e duas voltas nos 10km. Além de permitir maior interação do público e da torcida, os circuitos vão exigir mais agilidade dos corredores nas etapas de Vitória e de Vila Velha. Já em Domingos Martins serão 450 metros acumulados de altimetria em percursos desafiadores. A distância maior será de 12 km devido ao ajuste necessário do percurso. Ou seja, serão dois percursos inéditos e uma ótima opção de “treino” de subida para os corredores que vão se inscrever na Dez Milhas Garoto, já que a segunda etapa acontece no final de semana que antecede a maior corrida de rua do Espírito Santo”.

Entrega de Kits – Antes de irem para a largada da 1ª etapa, os corredores precisam se preparar para buscar os kits! A entrega acontecerá nos dias 04 de maio, sexta feira, na loja Los Sport de Laranjeiras na Serra, das 9 horas as 13 horas e na loja Los Sport do Shopping Vila Velha, das 16h às 21h. Já no dia 05 de maio, sábado, a entrega dos kits será feita na loja Los Sport do Shopping Boulevard, em Vila Velha, das 10h às 15h. Todos os inscritos na competição deverão levar o comprovante do pagamento da inscrição juntamente com o documento oficial com foto para efetuar a retirada, assim como 1 quilo de alimento não perecível ou 1 par de tênis de corrida usado para doação após o evento.

Premiações para atletas e equipes e pontuações – Os campeões do Campeonato Capixaba de Corrida de Rua serão os atletas que tiverem a menor pontuação ao longo das três etapas.

Os atletas classificados em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares na classificação da categoria Geral feminino e masculino receberão troféus.

O 1º lugar de cada categoria receberá troféu e o 2º e 3º lugar receberão medalhões.

Após as três etapas, os atletas classificados em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares na classificação da categoria Geral do Campeonato Capixaba de Corrida de Rua em cada prova no feminino e no masculino, receberão troféus alusivos à sua colocação.

Também após as três provas, os atletas classificados em 1º lugar masculino e feminino receberão troféu e os atletas classificados em 2º e 3º lugares receberão medalhões alusivas à sua colocação na classificação do Campeonato Capixaba de Corrida de Rua. Para conferir todos os detalhes da pontuação dos atletas, leia o regulamento da FECAt.

As equipes que obtiverem maior pontuação na competição também receberão troféus de 1º, 2º, 3º lugares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *