Dicas da Nutri que Corre: 5 alimentos e bebidas que você precisa tirar da sua dieta agora!

Às vezes, a dieta está caminhando bem, porém basta uma passadinha no supermercado e… puft! Adeus! Você escolheu os alimentos errados. Por isso, hoje vou relacionar os alimentos que nem deveriam existir na face da terra, quanto mais na sua geladeira!

Escolhi esses alimentos, pois eles estão super associados ao aparecimento de doenças degenerativas, como diabetes e obesidade, hipertensão e colesterol altos. São alimentos ricos em gorduras, açúcar, sal ou corantes, conservantes e aditivos. Ou seja, substâncias prejudiciais para o organismo, que dificultam a digestão e deixam seu corpo preguiçoso.

Frituras, salgadinhos e batatas fritas: grande quantidade de gorduras embutidas! Mesmo os feitos em casa e ainda pior nas versões compradas, sendo em empresas fast food ou congelados. Esses alimentos levam na indústria quantidades enormes de gorduras e itens que vão prolongar a vida de prateleira, ou seja, podem ficar até seis meses congelados antes de serem consumidos. Os salgadinhos tipo “chips”, geralmente voltado para crianças, tem um enorme excesso de sal e corantes que podem causar alergias irreversíveis na criança.

Prefira: substituir a batata frita por fruta desidratada, ou assada em forno, temperada com orégano e azeite, como maçã, que também é crocante e não tem gordura. Batata doce e até mesmo mandioca.

Molhos – ketchup, maionese, mostarda ou shoyu. São alimentos super industrializados que contém gorduras e sal. Ou opções de caldos de galinha tipo “knorr” ou ajinomoto. Pouco proveito de sabor.

Prefira: Temperar os alimentos com azeite, vinagre e ervas aromáticas. Além de serem saudáveis, vão tornar sua refeição super saborosa e você vai aprender a comer salada de uma forma gostosa. E ainda economizar bastante, uma vez que esses molhos têm valores mais altos no mercado. Prefira temperar com ervas aromáticas, como salsa, louro, hortelã, manjericão ou alecrim, por exemplo.

Refeições pré-preparadas, prontas para aquecer no micro-ondas, como lasanha ou pizza. Todo alimento congelado perde um pouco de valores nutricionais quando congelado. O pior que esses alimentos contêm grande quantidade de sódio presente em cada opção. Muitos são ricas em sódio, algumas podem chegar a ter quase 70% de todo o sódio recomendado para um dia. Outras são ricas em gorduras saturadas e trans. O excesso dessas substâncias na alimentação é um fator que predispõe a doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Fuja dos processados. Hambúrguer, nuggets de frango e empanados em geral devem ser evitados. Eles contêm muito sódio e aditivos alimentares, como nitrito, nitrato e glutamato monossódico. Além de muita gordura. Prefira alimentos feitos em casa.

Refrigerantes com e sem gás. São alimentos que chamamos de calorias vazias e geralmente seu aproveitamento de nutrientes são zero, ou seja, não tem nenhum nutriente importante para o organismo. São cheios de sódio, açúcar e corantes artificiais. Eu certamente não colocaria no meu carrinho de compras.

Prefira: sucos de frutas naturais, pois além de consumir um açúcar saudável, estamos evitando o consumo de gás que pode contribuir para dores estomacais ou gastrites.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *