Dicas da Nutri que Corre: 9 sintomas de que você tem vermes. Saiba como evitar o contágio!

A transmissão de vermes está ligada às condições de higiene, como a falta de saneamento básico e, muitas vezes, aos alimentos que não têm uma adequada higiene. A principal forma de contágio é a oral.

Uma gama gigantesca de microrganismos benéficos vive harmoniosamente em nosso abdômen e compõem o que chamamos de ‘flora intestinal’, fundamental para o processo de digestão tanto das crianças, quanto dos adultos.

Entretanto, como o nosso intestino é um ambiente propício para a vida de vários desses bichinhos, é muito comum que outros, que não nos fazem bem, cheguem até lá e se proliferem. A eles é dado o nome de parasitas.

Há muitos tipos de parasitas, mas os especialistas e estudos científicos costumam dividi-los em dois grandes grupos: os vermes, nome dado àqueles que possuem um tamanho maior e, portanto, podem ser vistos a olho nu, e os menores, compostos de apenas uma única célula, que recebem a nomenclatura de protozoários.

Muitos tipos de vermes e parasitas podem provocar efeitos nocivos para o intestino humano, por isso o tratamento é de suma importância.

A forma mais comum de se descobrir a presença de vermes ou parasitas no intestino humano é fazer periodicamente o exame. É fundamental que logo após a comprovação do diagnóstico, o tratamento seja realizado, pois a presença das parasitoses está intimamente relacionada ao déficit no desenvolvimento cognitivo e físico tanto em adultos quanto em crianças, além de proporcionar problemas como a desnutrição. O tratamento é feito à base de medicação.

Sintomas:

  1. Dor abdominal constante.
  2. Barriga inchada ou excesso de gases.
  3. Cansaço frequente sem razão aparente.
  4. Coceira nas partes íntimas
  5. Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre.
  6. Presença de pequenos pontos brancos nas fezes.
  7. Perda de peso sem razão aparente.
  8. Alterações do apetite, com muita ou pouca fome.
  9. Fezes muito escuras.

Dicas para evitar o contágio por vermes:
Sempre lavar bem as mãos com sabonete antes e após a ida ao banheiro e antes de comer.
Sempre se atentar à procedência dos alimentos e cozinhá-los muito bem antes de consumir, principalmente vegetais folhosos e carne de porco.
Quando consumir frutas, verduras e outros alimentos crus use água potável na sua lavagem.
Utilizar sempre a higienização com hipoclorito de sódio.
Somente ofereça à criança água filtrada ou fervida.
Atente-se à limpeza da casa.
Se você possui bichos de estimação, não deixe que seu filho se aproxime das fezes.

Como higienizar corretamente seu alimento:

No processo de higienização deve-se retirar folha por folha da hortaliça, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente. Use uma bacia com água e o sanitizante, e utilize o hipoclorito de sódio em uma solução com água. Para cada litro de água utilizar uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%). Depois disso, basta mergulhar as folhas e sobrepor um prato por cima para que todas fiquem imersas na solução por no mínimo 15 minutos. Retire da solução, lave folha a folha em água corrente, seque-as bem (com papel toalha ou uma centrifuga), assim estarão prontas para consumo. É importante frisar que só se deve lavar o produto na hora do preparo para o consumo e não higienizar e guardá-los.


A seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, Uphill, do Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km) e do Espírito Santo, além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-21

12 Replies to “Dicas da Nutri que Corre: 9 sintomas de que você tem vermes. Saiba como evitar o contágio!

  1. Meu sobrinho de 3 anos tomos albendazol há 10 dias, notamos q ele está mais alegre, mas ainda reclama de dor abdominal. É normal? De quanto em quanto tempo será necessário tomar o medicamento novamente?

  2. Estava muito cansada.sem apetiti.sem ânimo passava mal da pressão do coração.fiz dieta fiz exames ñ deu nada.depois começou a medar tontura.enjoo.fraquesa e mexer minha barriga muito forte como se tivesse algo querendo sair.fui no médico me passaram mebendazol…tomei depois secnidazol.e ñ rezolvel tomei annita passei 4 dias bem…no 5 ja acordei desanimada tonta e a barriga mexendo.ñ sei oque faço ñ sei que verme é essa que ñ quer morrer.

    1. oi, esse remédio Annita ta me matando, fiz o primeiro ciclo que sao os 3 primeiros comprimidos, tive q suspender, ta me dando vários efeitos colaterais, e ja se faz duas semanas, vou ter que ir ao gastro aqui, explicar a situação, ate o coração ficou mais acelerado depois desse remédio, o primeiro comprimido já quase me mata de noite, sentir suor frio, tremores, ohh uma bomba esse remédio.

  3. Eu tô sentindo um desconforto no reto, como se tivesse algo lá. Não sinto dor abdominal, somente esse desconforto e falta de apetite ou as vezes muita fome, e tbm um cansaço excessivo e desânimo e prisão de ventre. A médica me receitou o Annita pra tomar durante 3 dias e Tamarine (laxante).

  4. Amiga faça um teste de gravidez isso esta mas com sintomas de gravidez eu passei por isso so q eu so sentia minha barriga mexer tipo uma bolinha quando eu chegava da academia e sentia muita castura tomei remédio pra verme e nada quando eu fui ve eu estava era gravida e hoje minha verme tem quasse 7 anos

  5. Os meus são vermes brancos e já tomei o annita e nada, continua os vermes na fases o que fazer o que tomar ?

    1. Oiii, eu tenho muita vez inflizmente. Você tem que tomar o medicamento, você e todas as pessoas que vivem na casa… e passado cerca de 3 semanas mais ou menos , precisam de voltar a tomar novamente todos… boa sorte

      1. Pq todos da casa tem que tomar tbm, e se eles não estiverem com verme, vai tomar um remédio forte só pq outra pessoa da mesma casa vai tomar?

        1. eles fizeram exame em laboratório que confirma que eles não tem vermes? Se não fizeram, mesmo sem aparecer nas fezes, muito provável que eles tem por morarem com você. Por isso todos tem que tomar o remédio, senão acabam se infectando e nunca é erradicado o parasita

  6. ´Para quem já deixou de comer carne faz o seguinte: o teste em jejum, é só colocar um pedaço de carne encostado na Barriga, se acontecer movimentos estranhos na barriga então significa que os vermes ainda estão dentro de você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *