Vem aí a primavera! A Nutri que Corre indica 7 alimentos para colorir a dieta dos corredores

A primavera é a penúltima estação do ano e traz dias lindos e tempos agradáveis – ideais para treinos ao ar livre. Conhecida como a estação das flores, a primavera também é famosa por ser época da safra de grande variedade de frutas, legumes e verduras, sendo perfeita para enriquecer a dieta com aromas, sabores e nutrientes variados, principalmente os ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais.

Separei 7 alimentos que são a cara da estação e que, além de grande variedade de nutrientes, tem preços mais bacanas para colorir a dieta dos corredores.

Berinjela: possui uma pequena quantidade de vitamina B5, que auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares. Nela também podem ser encontrados sais minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.

Abóbora: possui vitaminas do complexo B como a niacina, que apresenta importante ação no metabolismo celular. Também podem ser encontrados na abóbora o cálcio e o fósforo, que são fundamentais para a formação da massa óssea, contração muscular e coagulação sanguínea.

Morango: é uma fruta rica em vitamina C, que influencia no sistema imunológico. E também apresenta outros nutrientes na sua composição, como: betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio e em menor quantidade de vitaminas A e B.

Abacaxi: possui significativa quantidade de vitamina C, essencial para a formação do colágeno e melhora a absorção do ferro. Rico em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

Mamão: possui grande quantidade de vitamina A e vitaminas do complexo B, que influenciam no sistema imunológico. Os nutrientes podem variar em relação à espécie. Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão, que funciona como facilitadora do processo de degradação de proteínas.

Brócolis: é conhecido por conter um elevado teor de cálcio, contribuindo para a formação da massa óssea. Também é um alimento com uma boa quantidade de ácido fólico (folato), importante para a formação de células sanguíneas.

Espinafre: excelente fonte de vitaminas A, B, C e D e de alguns minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio.

Além deles:

Frutas: kiwi, maracujá, manga e pêssego. São boas opções para não gastar muito e fazer uma refeição mais saudável: aproveite para misturá-las em vitaminas ou picar e tomar junto com um iogurte natural, por exemplo. Se estiver num dia quente, o suco batido com água e sem a adição de açúcar também ajuda a refrescar. Dica: adicionar hortelã e água de coco em um suco de abacaxi faz com que a receita fique mais saborosa.

Legumes: Abobrinha, alcachofra,  beterraba, cenoura, ervilha, tomate e pimentão amarelo. Além de contribuírem para deixar o prato mais colorido, as cores alaranjadas, como a cenoura, possuem betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico. Já o pigmento vermelho do licopeno, encontrado nos tomates, combate radicais livres e é antioxidante.

Verduras: Lembre-se de comer verduras escuras, que são ricas em vitaminas e fibras que auxiliam no funcionamento do organismo. Na primavera, aproveite para incluir agrião, almeirão, e rúcula no cardápio. Os sucos verdes ajudam a limpar e a regular o intestino. Experimente fazê-los com água de coco, adicionando o espinafre ou o agrião.


A seção “Dicas da Nutri que Corre” é publicada às terças-feiras. Bianca Passos é graduada pela Faculdade Salesiana e pós-graduada em Nutrição Clínica, Funcional e Estética pela Faculdade Salesiana. Participou das maratonas do Rio, Uphill, do Desafio do Pateta na Disney (21k e 42km) e do Espírito Santo, além de duas ultramaratonas – Desafio da Promessa e Desafio Vitória- Anchieta – com 65km.

Bianca PassosBianca Passos
Nutricionista Clínica, funcional e estética, Personal Diet
CRN-4: 12101198
Telefones: 3345-6500|99829-21

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *