Vanderlei Cordeiro é medalha de ouro em simpatia no Circuito do Aço

Vanderlei Cordeiro de Lima será sempre idolatrado não apenas por suas façanhas e glórias no atletismo brasileiro, mas também por sempre esbanjar humildade e simpatia. Foi assim no 14º Circuito do Aço, prova da qual foi padrinho, neste domingo (16).

Ele atendeu prontamente todos os pedidos de fotos e abraços dos corredores e, minutos antes da largada, bateu um papo com o blog Corrida de Rua.

“Eu saí da corrida, mas a corrida não sai de mim. É importante, após encerar a minha carreira há 10 anos, continuar praticando a corrida. Faz parte de minha vida. Ainda posso incentivar as pessoas a também a entrar no mundo da corrida. Estou aqui como embaixador da corrida de rua e vivo do esporte, que é minha vida. Tenho hábito de correr três ou quatro vezes por semana fazer minhas corridinhas de, pelo menos, 30 minutos, fazendo uns 7,5km em média. O mais importante é fazer atividade física sempre. Para quem não começou ainda, nunca é tarde. A corrida traz qualidade de vida e faz viver melhor”, disse Vanderlei.

Antes da largada, desejou boa sorte aos atletas. “Estou ansioso querendo participar, mas não vim preparado. Quem sabe no ano que vem eu corra com essa galera. Espero que todos alcancem seus objetivos, dentro do que treinaram. A corrida é foco, determinação e concentração, que são fundamentais para um bom desempenho. É importante ter planejamento para conciliar vida profissional e prática esportiva. São pessoas focadas a trazer o esporte para a vida e tiro o chapéu para elas. Vocês (corredores) ainda vão servir de motivação para aquelas pessoas que não estão no meio esportivo”.

Assista ao vídeo da entrevista aqui.

Trajetória

Vencedor de provas como Maratona de Tóquio e Maratona dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg e recordista da Maratona de São Paulo, ficou marcado por sua atitude exemplar nos Jogos Olímpicos de 2004.

Vanderlei liderava a maratona quando foi agarrado por um homem vestido de padre. Mesmo prejudicado, Vanderlei seguiu e conseguiu ainda a medalha de bronze, sendo muito aplaudido.

Sua nobre atitude garantiu outra medalha pelo Comitê Olímpico Internacional. Essa muito mais seleta, a Pierre de Coubertin, enaltecendo seu grau de esportividade e espírito olímpico. Como verdadeiro herói do esporte, Vanderlei foi convidado a ser protagonista em um dos momentos mais emblemáticos das Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016): acender a pira olímpica.

Hoje, além de comandar o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima – que ajuda crianças e jovens através do atletismo, em Campinas – o ex-atleta ministra palestras onde fala da sua história de superação, uma verdadeira lição de vida.

Classificação

O capixaba Valério de Souza Fabiano e a queniana Consolata Cerotich foram os vencedores da prova.

Classificação Geral – Masculino

1º lugar – Valério de Souza – 30’51”
2º lugar – Eberth da Silva – 30’56”
3º lugar – Jacob Kemboi Kiprotich (Quênia) – 31’37”

Classificação Geral – Feminino

1º lugar – Consolata Cerotich (Quênia) – 36’05”
2º lugar – Erica da Cunha – 38’26”
3º lugar – Michelle de Oliveira Rezende – 39’46”

Resultado completo

Prova

A prova ocorreu na manhã deste domingo e contou com mais de 1,5 mil inscritos. O Circuito do Aço vai beneficiar diretamente duas entidades sociais: a Amaes (Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo) e o Lar Semente do Amor (Rede Alsa), ONG que atua contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em risco social e pessoal no município de Serra. Elas receberão, cada uma, um carro zero quilômetro, adquirido com a renda obtida nas inscrições.

A largada foi da Portaria Industrial da ArcelorMittal Tubarão e a chegada aconteceu na Aest – Associação Esportiva da ArcelorMittal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *