Dez Milhas Garoto: especialistas dão dicas para evitar temidas cãibras

Blog traz estratégias para prevenir cãibras na corrida

Quem corre há um certo tempo já deve ter passado pelo desconforto de ter seus treinos ou suas provas interrompidos abruptamente por uma dor intensa e que chega sem aviso. Trata-se das cãibras, que são contrações musculares involuntárias breves e dolorosas que transmitem a sensação de que o músculo está sendo esticado ou puxado.

Elas vêm acompanhadas de vários fatores, comprometendo um músculo isolado ou um grupo de músculos que realiza a atividade ou função.

Existem diversos fatores que podem dar origem à cãibra. A fisioterapeuta Lia Silva dos Santos, que tem formação em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid, e o professor de Educação Física Fairo Brasil, que é especialista em Fisiologia do Exercício, colaboraram com o blog Corrida de Rua e listaram alguns deles:

  • Fatores metabólicos: acúmulo de ácido lático e amônia provenientes da contração muscular;
  • Desidratação tanto pela deficiência de ingestão nos dias que antecedem a prova quanto pelo suor excessivo durante o esporte;
  • Eletrolítica: perda de sais (potássio, sódio, cálcio e magnésio) pelo suor;
  • Condições ambientais: temperaturas elevadas ou muito baixas.

Para evitar que os atletas sintam cãibra na 30ª edição da Dez Milhas Garoto, em 29 de setembro, os especialistas trazem dicas e mostram que é possível evitá-la.

“Pensando do ponto de vista do treinamento desportivo, normalmente ocorre devido à fadiga provocada pelo excesso de intensidade no esforço realizado ou mesmo pela duração prolongada do mesmo.

O fortalecimento adequado e orientado a cada tipo de intensidade e percurso proporciona ao atleta maximizar força, potência e resistência muscular, gerando adaptações fisiológicas necessárias para o seu bom funcionamento durante o desgaste da prova, com isso, minimizando os riscos de cãibras e lesões musculares.

Lesões musculares pré-existentes e ainda não recuperadas em sua totalidade podem levar o corpo a um desgaste desnecessário, uma vez que o corpo tentará compensar sobrecarregando outra região, o que também pode facilitar dores durante a prova”.

O que é bom para cãibra: dicas para evitar esse problema na Garoto

O especialista Fairo Brasil alerta: “Muitas pessoas tentam realizar na prova um pace que não estão habituadas, entrando em uma zona de esforço anaeróbica e causando um desequilíbrio do PH no sangue e músculos. A cãibra é um alerta para diminuir ou cessar essa intensidade exagerada antes que o organismo tenha um dano maior”.

Dicas dos especialistas Lia Silva dos Santos e Fairo Brasil para a Garoto

  1. Manter uma intensidade (pace médio) próxima daquela realizada nos treinos longos preparatórios. Quem nunca fez um treino com distância próxima à ser realizada (16km, por exemplo) também terá dificuldades em completar a prova sem cãibras.
  2. Não exagerar na Terceira Ponte, diminuindo a intensidade na subida, e não tentar compensar na descida também é imprescindível para não se desgastar precocemente.
  3. Hidratar-se e suplementar corretamente, seguindo a orientação do nutricionista, fará toda diferença para uma prova segura e sem sofrimento.
  4. Não realizar a prova caso ainda não tenha se recuperado de lesões musculares e/ou articulares, salvo se seu médico e fisioterapeuta tenham liberado.
  5. Orientação profissional sempre fará toda diferença nos treinos e recuperação. Hoje o sucesso de um atleta depende de uma boa equipe multidisciplinar (treinador, nutricionista, fisioterapeuta, etc).
Fontes:
Fairo Brasil

Professor de Educação Física
Especialista em Fisiologia do Exercício e Diretor da Maximize Assessoria Esportiva
Lia Silva dos Santos
Fisioterapeuta
Formação em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid
Sócia-proprietária da Clínica Podus – Análise de Marcha Humana e Osteopatia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *