Vila Velha Tritões: O gigante do futebol americano capixaba

Créditos: Léo Silveira
Créditos: Léo Silveira

O país do futebol anda se rendendo a uma nova modalidade que é jogado com uma bola diferente da tradicional redonda que rola nos gramados. É com a bola oval que muitos capixabas estão aprendendo a apreciar e praticar um esporte até pouco tempo desconhecido no Brasil: o futebol americano. E  foi nas areias da Praia da Costa, que nasceu a poderosa equipe do Vila Velha Tritões,  o gigante do futebol americano capixaba.

Tudo começou com uma brincadeira entre os irmãos Raoni e João Rocio. Mas a coisa ficou tão séria, que o número de praticantes aumentou e com isso, a turma abandonou as areias, calçou as chuteiras e partiu para os gramados alçando altos voos na modalidade. Em 10 anos, uma trajetória brilhante: O VVT está entre os times com o maior número de vitórias no Brasil com 101 jogos (entre amistosos e oficiais), um título brasileiro pelo TTD (Torneio Touchdown), pentacampeão estadual e muitos jogadores convocados para a seleção brasileira.

Tony Chris Machado Nascimento, presidente do VVT, é quem conta toda a bela história da equipe e diz que viveu momentos inesquecíveis e também difíceis: “Acredito que o dia mais importante e mais emocionante foi quando vencemos o brasileiro de futebol americano jogando na Vila Belmiro em 2010. E nesses 10 anos de estrada, muita coisa aconteceu. Toda vez que algum atleta se lesiona, é um momento difícil para nós.“,  diz ele que atualmente está em busca de reforços para garantir um ano de 2015 brilhante para a equipe.

Números e curiosidades

A força do time é refletida em suas conquistas e números. No Campeonato Estadual, até hoje, não teve para ninguém:  o VVT contabiliza todos os títulos conquistados de forma invicta. No Brasileiro (Touchdown), em seis edições, foi a equipe que mais participou de semifinais.  Tony conta também que a equipe já passou um final de semana inteiro com uma  das estrelas da NFL (National Football League) e melhor atleta da liga, Alex Mack.

O presidente do VVT relata que a força do Vila Velha Tritões é reconhecida. “ No Espírito Santo o esporte resistiu um pouco para tomar visibilidade, mas agora quase todos os capixabas já conhecem o FA. Temos grande participação nisso, pois estamos há 10 anos lutando para conquistar nosso espaço e promover o Espírito Santo no Brasil a fora. E posso afirmar que o nosso Estado é bem respeitado quando o assunto é Futebol Americano. “

10451653_738198726295254_8521178524297664403_nEquipe e treinos

Atualmente o VVT conta com um plantel de aproximadamente 60 atletas com idade mínima de 18 anos e a máxima 41. Mas  independente da idade, se o atleta possuir força de vontade e talento, 41 anos não é o limite. O treinamento é feito de forma organizada: nos gramados e fora deles como em academias parceiras para melhorar ainda mais o condicionamento físico. “ Também tenho que citar , a Coach e Mestra, Eliana Botan. Ela é a mulher que faz cada marmanjo do VVT sofrer, crescer e ficar melhor atleticamente.”, brincou, Tony.

Novidades para 2015

A intenção da equipe é criar a categoria de base para incentivar ainda mais o futebol americano do Espírito Santo. E em janeiro, quem quiser fazer parte da equipe, deve ficar ligado no Louca por Esportes: será realizado uma seletiva de novos atletas e a data, local e inscrições serão divulgados em breve.

Siga o Vila Velha Tritões nas redes sociais e conheça mais sobre o gigante do futebol americano capixaba:

Facebook

Twitter

Instagram

#fechadocomtritoes

 

Um comentário em “Vila Velha Tritões: O gigante do futebol americano capixaba”

  1. Fui a alguns jogos este ano. Vou muito também ver o futebol de campo, a organização do FA é muito melhor, teve até banda de escola tocando. Isso é fomentar a cultura, onde os poder público faz vistas grossas.
    É um dos poucos esportes que dá orgulho para o povo capixaba!!!! Deveria ter mais apoio em todos os sentidos. Parabéns Vila Velha Tritões!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *