Muay thai: modalidade ganha cada vez mais força no Espírito Santo

O ano de 2014 foi marcado pelo crescimento do esporte no estado, tanto nas categorias profissionais quanto também nas amadoras. E um dos ramos que aproveitaram a oportunidade de conquistar ainda mais público neste ano foi o das artes marciais.
Para falar desse crescimento, o Louca por Esportes conversou com mestre Anderson Luiz, técnico da seleção capixaba de muay thai e fundador do Centro Capixaba de Desportos (CCD), equipe que completa 15 anos de pura atividade no próximo ano.

“Nós do CCD ficamos muito felizes com a quantidade de novos alunos e com o progresso dos que já estavam conosco”, explica o mestre, em referência à quantidade de aulas dadas em academias e projetos que, segundo ele, cresceu mais que o dobro se comparado com os anos anteriores.

Mestre Anderson Luiz, técnico da seleção Capixaba de muaythai
Mestre Anderson Luiz, técnico da seleção Capixaba de muay thai

Com os novos praticantes, aumenta também o número de eventos internos da equipe, inclusive os de exames de graduação. “Traduzindo em números, ao todo foram 51 alunos que pegaram prajied novo, sendo que dois se graduaram para vermelho e branco, um para verde, nove para amarelo e 39 para branco”, aponta o mestre.

 

Reconhecimento  internacional

A busca pela prática regular e atualizada do mua y thai também ganhou força. Em 2014, o mestre Anderson Luiz e o professor Renato Premolli participaram de um seminário internacional sobre técnicas, que contou com a presença do Grão-mestre tailandês Narong Wongsoonthon, também conhecido como mestre Lek.

A oportunidade serviu para firmar uma parceria entre o Centro Capixaba de Desportos e a AITMA (Association Institute of Thai Martial Arts),

Alunos executam o Wai Kru, parte do exame de graduação dessa modalidade.
Alunos executam o Wai Kru, parte do exame de graduação dessa modalidade.

maior entidade da Tailândia quando o assunto é muay  thai. São eles os responsáveis pela organização da Copa do Rei, campeonato mundial feito para homenageá-lo.

2015

O ano novo já começa agitado para os membros da CCD. A partir do dia 05 de janeiro haverá aulões regularmente na praia de Camburi, em Vitória.

As atividades seguem até o fim do verão, além dos treinos de rotina que serão mantidos nas academias. Campeonatos, cursos de arbitragem e seminários, sempre respaldados pela Federação Capixaba de muay thai Tradicional, também estão entre os planos dos membros do CCD.

Todas as novidades podem ser acompanhadas na página do Centro Capixaba no Facebook.

 

Mestre Anderson Luiz e Professor Renato Premolli exibem certificados internacionais.
Mestre Anderson Luiz e Professor Renato Premolli exibem certificados internacionais.

 

*Esse post foi com a super colaboração do quase jornalista, louco por esporte, Antônio Lucas.

Obrigada, parceiro!!!

 

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para: [email protected]

Siga o Louca por Esportes no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *