Campeonato Brasileiro: bola rola neste fim de semana

Galo: Campeão Brasileiro de 1971

O Campeonato Brasileiro terá início neste fim de semana e os torcedores dos clubes da série A e B, já começam a fazer apostas e avaliam as chances de seus times. Na série A, 20 equipes disputam o título em 38 rodadas. O Campeonato Brasileiro é considerado um dos mais equilibrados do mundo.

O atual bicampeão, o Cruzeiro, faz seu jogo de estreia contra o Corinthians no domingo (10). Embalado pela conquista do Carioca, o Vasco retorna à elite da competição enfrentando o Goiás, em São Januário. O destaque da edição de 2015 é para Santa Catarina, que está com seus principais times na Série A:  Avaí, Joinville, Figueirense e Chapecoense.

Um pouco de história

Galo: Campeão Brasileiro de 1971
Galo: Campeão Brasileiro de 1971

Até 1958, todos os campeonatos do país, eram disputados a nível estadual. Pensando em uma competição que abrangesse todo território nacional, esse sonho só foi realizado em 1959, com a criação da Taça Brasil, que durou até 1968. Na taça Brasil a disputa era entre os campeões estaduais, em jogos eliminatórios.

De 1967 a 1970, aconteceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa que dava nome ao Torneio Rio- São Paulo e ganhou a participação de clubes de mineiros, paranaenses e outros, dando mais charme e competitividade à competição. Os torcedores chamavam de ‘Robertão’ ou ‘Taça Prata’.

Oficialmente  o campeonato brasileiro começou em 1971, com o Atletíco Mineiro do saudoso Telê Santana, levantando a taça. Até o formato de hoje (era de pontos corridos), muito foi alterado: mudança de regulamento, variação no número de clubes disputando o título a cada ano – entre outros, sem uma padronização clara.

A chamada era dos pontos corridos, onde não existe mais o conceito de jogo final do campeonato, começou em 2003, com o Cruzeiro campeão.

aproveitamento

Tabela Brasileirão de 2015
Neste site você confere as tabelas. Série A, B e ainda pode fazer a simulação dos jogos.

Cruzeiro é o atual campeão brasileiro. (Foto: Divulgação)
Cruzeiro é o atual campeão brasileiro. (Foto: Divulgação)

 

Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]

Curta o Louca por Esportes no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *